quarta-feira, 4 de maio de 2011

PARA REFLETIR:

“É possível [...] distinguir dois tipos de globalização: a competitiva, vinculada às leis do mercado, e a cooperativa e solidária, que, por sua vez, encontra-se subordinada aos valores éticos e à espiritualidade humana. (Pagina 25 Gusmão) Considerando esses dois conceitos elencados por Gadotti discuta como trabalhar pedagogicamente a sustentabilidade na escola.

Os professores e pedagogos precisam ter bem claro o número de empecilhos que terão no momento de trabalharem para o desenvolvimento de cidadãos planetários.
Um desses obstáculos está na concentração de renda provocada pela globalização capitalista. Uma verdadeira cidadania planetária só será possível mediante a superação da desigualdade social, da eliminação das enormes diferenças econômicas, além da integração da diversidade cultural
Falar e pensar em cidadania planetária implica, antes de tudo, falar na cidadania da esfera local e nacional e na existência de uma democracia planetária. Tudo isso porque a globalização está muito mais ligada à internacionalização do mercado do que á solidariedade.
O problema da globalização é que, centrada no mercado, é mais competitiva do que cooperativa, além de não apresentar solidariedade. Também se defende a idéia de que para desenvolver seu trabalho com excelência o professor e o pedagogo precisam refletir sobre questões do tipo: ““ quem somos nós? Ou “como será que vivem os cidadãos planetários neste início de século?



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