quarta-feira, 4 de maio de 2011

Esse glossário me deu muito embasamento-quero compartilhar com voce.


Adobe Photoshop - é o editor de imagens líder no mercado, desenvolvido pela empresa Adobe Systems.
Aplicativos - são programas instalados no computador que têm uma finalidade específica, por exemplo: para editar textos, há o Word, Writer, entre outros; para edição de imagens, há o PaintBrush, CorelDraw, PhotoShop etc.; para controle de estoque, financeiro, cadastro de alunos, existe o Excel, Cal, Access etc.
Arquivo compactado - também conhecido como arquivo zipado, é um arquivo que reúne vários outros arquivos com economia de espaço. Geralmente, um arquivo compactado tem terminação ".ZIP" ou ".RAR".
Arquivos digitais - arquivo em formato eletrônico; somente visualizado por meio de um equipamento específico, como um computador ou um aparelho de DVD, conforme o tipo de arquivo que se pretende visualizar e/ou editar.
Assíncrono – é um adjetivo que, dentro do âmbito da Informática na Educação, refere-se ao tipo de comunicação em que as pessoas interagem em horários e locais diferentes. Exemplos de ferramentas de comunicação assíncrona: e-mail, fóruns e listas de discussão.
Quando as pessoas conversam ao mesmo tempo ocorre a comunicação síncrona. Exemplos de ferramentas de comunicação síncrona: Bate Papo e MSN.
Áudio-conferência – conferência por meio digital realizada sem o recurso visual.
Autonomia - capacidade de realizar tarefas de modo independente, sem que alguém tenha que dizer o que, quando e como fazer.
Autoria – condição de autor, daquele que escreve.
Banco de dados - local virtual onde estão agrupados, de forma organizada, dados/registros/informações sobre um mesmo tema/assunto.
Blog - é como um site. Contudo, por sua facilidade de atualização e por ser gratuito, é muito utilizado por pessoas físicas, as quais fazem dele um diário online ou um veículo para se expressar sobre determinada área ou assunto. Blogs contém textos, imagens, links, indicações de outros blogs etc. Também empresas possuem blogs, o objetivo, no entanto, é se aproximar do cliente e formar mais um canal de comunicação. Blogs também podem ter uma aplicação pedagógica, para tanto sua construção e atualizações devem ter fins educacionais.
BrOffice - pacote de aplicativos com licenciamento livre (ao contrário do Pacote Microsoft Office), disponível para diversas plataformas: Windowns, Mc OS X X11, Linux, Solaris.
Busca avançada - é uma pesquisa mais refinada que realiza combinação entre diferentes campos em um formulário com o objetivo de encontrar temas específicos.

Capturar (imagens) - introduzir dados (de imagem) no computador. Copiar uma imagem e depois salvá-la em um arquivo é o mesmo que capturar uma imagem.

Colaboração - ainda que muitos autores defendam que colaboração e cooperação são sinônimos, colaboração teria mais a ver com contribuição, ou seja, cada um faz a sua parte.

Censo Demográfico - é uma pesquisa realizada com a população do país com o fim de recolher informações sobre a mesma. No Brasil o Censo é desenvolvido e aplicado pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Chat – ferramenta que permite conversa entre duas ou mais pessoas, por meio do computador, em tempo real. Esta conversa acontece por meio de palavras digitadas que aparecem na tela da(s) pessoa(s) com quem está se falando.

Contextualizar – é aproximar um fato à realidade dos sujeitos envolvidos. Pedagogicamente, contextualizar significa abordar um assunto com elementos conhecidos, ou seja, trabalhar com a realidade do aluno, com aquilo que ele conhece.

Cooperação - ainda que muitos autores defendam que colaboração e cooperação são sinônimos, a cooperação prevê maior interação entre as partes, resultando em um produto/serviço mais elaborado. Neste sentido, a cooperação envolveria colaboração, mas a colaboração não envolveria cooperação.

Debian - o projeto Debian, é uma organização voluntária de desenvolvedores Linux. Conhecido principalmente por seu sistema de gestão de pacotes e repositórios.

Design – é a parte visual (estética) de um recurso.

Designer – aquele que faz o design.

Diagrama - representação visual de conceitos; esquema.

Dispositivos móveis - é um equipamento que pode funcionar como um computador de bolso habitualmente equipado com uma pequena tela e um teclado. Os mais utilizados são: Smartphone, PDA, Telefones Celulares, Televisão portátil e demais aparelhos para acessar a Internet.

Download - a tradução é descarregar ou baixar. Em outras palavras, significa salvar/arquivar no computador dados retirados da rede de computadores ou de um software.

Driver – programa que faz a comunicação entre o componente (Hardware) e o Sistema Operacional em uso no computador.

DVD – abreviatura de Digital Video Disc ou Digital Versatile Disc, cujas traduções são Disco Digital de Vídeo ou Disco Digital Versátil. Possui maior capacidade de armazenagem que o CD (Compact Disc / Disco Compacto).

Elemento gráfico – representação visual de um elemento, como um círculo, um retângulo etc.

Encarte - nesse contexto trata-se de anúncio publicitário que vem encartado (anexado) em jornais ou revistas

Estabilizador - é um equipamento que ajuda a proteger seu computador das oscilações de tensão que podem ocorrer na rede elétrica. Como o próprio nome diz, ele "estabiliza" a corrente elétrica evitando danos em seu computador. No caso de uma queda repentina de energia o estabilizador não mantém seu computador ligado, podendo ocorrer a perda de dados caso você esteja com algum trabalho em andamento. Vários dispositivos são ligados nele, como: CPU, monitor, caixa de som e impressora. O estabilizador é ligado diretamente na rede elétrica, por isso antes de ligar veja se ele está na voltagem (110v ou 220v) correta.

Exclusão digital – condição em que as pessoas não dominam os conhecimentos necessários para entender e acompanhar as evoluções tecnológicas, ficando, por isso, muitas vezes à margem da sociedade. A Exclusão digital, por essa razão, pode contribuir para a manutenção e ampliação das desigualdades.

Extensão – são as letras que ficam após o nome do arquivo e identificam o tipo de programa em que ele foi criado.

Ferramentas de autoria - são recursos amigáveis para que pessoas com pouco conhecimento ou não programadores, possam desenvolver com rapidez, amigabilidade e independente de tempo, lugar ou situação física, um determinado conteúdo ou programa.

Formatos de entrada e saída de vídeo – formato é a organização de dados em um arquivo, sendo identificado por uma extensão. Os formatos de entrada e saída de vídeo possuem extensões de arquivos de vídeo.

Folder - é um impresso publicitário com dobras.

GIF – sigla para Graphic Interchange Format (Formato de Intercâmbio Gráfico). Trata-se de um arquivo de imagem bastante utilizado na Internet devido ao seu tamanho compacto. No entanto, possui paleta limitada de cores. O termo pode ainda referir-se ao "Gif animado", que são as animações formadas por várias imagens GIF compactadas em uma só. Este tipo de gif é bastante utilizado para enfeitar páginas pessoais, blogs etc.

Gnome - ambiente gráfico que privilegia aspectos como a usabilidade, acessibilidade e internacionalização dos sistemas operacionais que o utilizam como interface. Menos intuitivo que o KDE, porém mais adaptável.

GNU/Linux - sistema operacional, responsável pela interface homem/máquina. Mantido por comunidades internacionais, atualmente interdisciplinares, de profissionais ligados à informática, educação, design gráfico entre outros. Esse sistema foi concebido por Linus Trovalds em 1991 e desde então vêm sendo aperfeiçoado.

Gráfico - representação visual de dados, geralmente numéricos.

Hardware - é a parte física do computador, são as peças e equipamentos que fazem o computador funcionar.

Hyperlink – ver Link.

Hipertexto – documento que contém links, os quais remetem a outras informações ou elementos, como páginas na internet, recursos, aplicativos, vídeos, imagens, sons (Ver "Link").

HTML - é a linguagem utilizada para construir páginas web.

Humanóide – é o ser ou objeto no qual são colocadas características humanas. O estilo humanóide é bastante utilizado nos desenhos animados, quadrinhos e filmes de ficção científica.

Imagem 3D - imagem que apresenta três dimensões ou que é criada com o objetivo de proporcionar a ilusão de que têm três dimensões (altura, largura e profundidade). As imagens 3D tornam-se, portanto, mais semelhantes aos objetos originais.

Imagens Vetoriais – baseadas em vetores matemáticos, são imagens geradas a partir de descrições geométricas de suas formas. Os programas de imagens vetoriais mais conhecidos são o Adobe Illustrator e o Corel Draw.

Inteligência coletiva – conhecimento construído a partir de relações sociais estabelecidas no ciberespaço, com auxílio das tecnologias da informação e comunicação da web, reconhecendo o enriquecimento mútuo das pessoas. O saber está na sociedade, mas ninguém sabe tudo e todos sabem algo.

Interativo – conceito associado às tecnologias de informação e comunicação (ver "Tecnologias de Informação e Comunicação"), no qual o usuário interage com o conteúdo em tempo real.

Interface - têm diferentes significados, mas na informática geralmente se refere ao layout de uma página, na qual os diferentes elementos permitem que o usuário interaja com os aplicativos, recursos, ferramentas disponibilizados.

Interoperabilidade - capacidade de interação e troca de informações, entre dois ou mais sistemas (diversas tecnologias de informação e comunicação), ajustadas a procedimentos definidos, buscando alcançar os objetivos esperados.

Intuitivo – uma ferramenta intuitiva é aquela em que, observando os ícones e a disposição dos materiais, compreende-se facilmente sua utilização.

KDE - ambiente gráfico responsável por fornecer uma interface organizada e consistente facilitando a interação entre o usuário e o computador. Seu ponto forte é a barra de tarefas, que pode ser utilizada por qualquer usuário de forma intuitiva.

Kubuntu – distribuição Linux do projeto Ubuntu com interface gráfica KDE. Essa interface é mais simples e permite que qualquer pessoa possa utilizá-la sem maiores dificuldades.

Layout - esboço ou rascunho. Projeto ou planejamento. Representa ideias iniciais acerca da distribuição de determinados elementos em uma página (digital ou não), como textos e imagens.

Linguagem de programação – método que indica ao computador um número indeterminado de operações que ele deve executar, em outras palavras, é um método para passar instruções para o computador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário