quarta-feira, 4 de maio de 2011

Achei interessante o que li e compartilho:

Como planejar atividades a partir de prioridade

Sônia Bertocchi
Não priorize seu planejamento, ao contrário...


planeje suas prioridades.

Covey


Na maioria das vezes, o problema é a maneira como vemos um problema. Veja, por exemplo, o uso da Internet na escola. Incorporar o uso da Internet à prática pedagógica diária é uma questão. Assim, essa questão pode ser outro problema. Encará-lo de maneira ativa pode ser a saída.
É muito difícil encontrar um plano de aula perfeito sobre o uso da Internet com seus alunos. E aqui vai uma palavra-chave: começar. Devagar, mas começar. Outra: rotina. Quanto mais freqüentemente usarmos a sala de informática, mais seguros e confortáveis nos sentiremos. Para tanto, precisamos criar novos hábitos e atitudes.

Objetivos

O uso do computador deve ser significativo. Quando os alunos estão envolvidos, percebendo os sentidos do que estão aprendendo, os problemas de disciplina diminuem e a administração da sala é mais fácil. Isto vale para todo tipo de aula, com ou sem computador. Desse modo, é preciso ter clareza sobre o porquê de utilizar o computador e a Internet.

Veja, por exemplo, alguns pontos sobre os quais você deve refletir:

Quais os objetivos da aula, unidade, etapa ou projeto?

Como e quanto o uso da Internet ajudará o aluno a aprender?

Como o computador auxiliará os alunos a alcançarem os objetivos?

Recursos e equipamentos

Antes de começar, é importante verificar com que recursos você vai poder contar para o seu trabalho:

De que recursos a escola dispõe? Escâner, câmera digital, softwares, tv, projetor?

Você sabe usar esses recursos? Há algum assistente para auxiliá-lo?

Há professores em sua escola que usam efetivamente essa tecnologia com os alunos? Eles poderiam ajudá-lo?

O que seus alunos já aprenderam nas aulas no laboratório com outros professores?

Começar com o que você sabe

- Planeje atividades que exijam habilidades que os alunos já possuam. Depois, tente a aquisição de novas habilidades.

- Comece com o que é familiar para você.

- Use os recursos para alcançar seus objetivos educacionais.

- Escolha a metodologia mais adequada àquele conteúdo especifico.

Criar rotinas

Antes de fazer seu planejamento pergunte-se:

Que normas regem o uso dos computadores na escola?

Como e com quem a sala é reservada?

Há computadores para todos?

Quem passa para o aluno essas regras, o agendamento, a proposta?

Quais são os procedimentos necessários ao final de um período de uso da sala e no início de outro?

Feita essa reflexão e conhecendo as regras, inicie o planejamento das atividades respondendo às questões:

Quanto tempo vai durar a tarefa?

Quantas vezes a sala será usada (aulas, dias)?

Quantos alunos vão usar o mesmo computador?

É necessário todos os alunos do grupo usarem computador, ou um ou dois alunos usam a máquina enquanto outros fazem outra tarefa?

Se não houver máquinas para todos, que tarefas os demais poderiam fazer?

Os alunos vão precisar planejar o tempo antes de iniciar a atividade?

Uma aula será suficiente ou será preciso completar a tarefa em outro período?

Que outros materiais os alunos deverão levar à sala de informática? Disquete, caderno, caneta etc.?
Outras dicas

- Planejar e organizar atividades requer investir tempo em uma preparação. Só assim, você terá tempo, durante a aula, para circular entre os alunos, agindo como um facilitador, respondendo às perguntas individuais ou do grupo.
- Agrupar os alunos é um método eficiente para a integração de tecnologia à nossa prática cotidiana e para assegurar que todos terão igualdade de oportunidades para se beneficiar do uso dessa ferramenta.
- Fazer rodízio também é uma alternativa. O rodízio no uso das máquinas é determinado pelo número de alunos na classe, de máquinas e número de alunos que usarão a mesma máquina. O professor deve calcular o tempo que o grupo gastará para desenvolver a atividade e montar atividades sem máquina com o mesmo tempo de duração.
- Quando trabalhamos em grupos, é importante desenvolver e afixar na sala uma cópia do planejamento que identifique os membros dos grupos e a atividade destinada a cada um. Alguns rodízios podem ser completados em um dia. As regras vão depender, em grande parte, dos objetivos educacionais, da natureza das atividades e da habilidade e maturidade dos alunos.
- Lembre-se: a meta é incorporar o uso dos computadores à sua aula tão rápido quanto possível. Então, comece com atividades curtas e simples. O ideal é desenhar atividades que possam ser desenvolvidas entre 10 e 20 minutos. Não se esqueça de que as atividades na sala de informática são uma etapa de um trabalho maior, de um projeto. Elas não se encerram em si mesmas.
- Uma vez que os objetivos são claros, um planejamento das atividades dos alunos se torna peça-chave para a construção de estratégias efetivas para a administração do uso da sala de informática.








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