quarta-feira, 13 de outubro de 2010

SUGESTÃO DE PROJETO CURTO

Roteiro


1. Nome do cursista: Maria Jose da Silva Cardoso Ramos

2- Identificação do local: Nome da escola: Escola Municipal

Série: 1º e 2º anos das séries iniciais

Número de alunos: 53

Número de professores: 2 a professora titular e a da sala de tecnologia

Áreas de conhecimentos:

Língua Portuguesa, história e geografia

Outros participantes envolvidos.

Raquel professora da sala de Tecnologia na Educação

3- Título do projeto: Como Educar para a Democracia

4. Características do Projeto (interdisciplinar, disciplinar, disciplinas/conteúdos envolvidos):

Interdisciplinar

5. Descrição geral:

Orientação de como trabalhar em sala de aula o desenvolvimento da cidadania e de algumas qualidades essenciais aos alunos, como:

• A aceitação do pluralismo e da diversidade.

• O respeito e a tolerância.

• A capacidade e a predisposição para se colocar no lugar de qualquer outro, sentir o outro, saber valorizar o lugar e objetos que possuem.

- aprender a conhecer, aprender a atuar, aprender a viver juntos e aprender a ser.

• O emprego do diálogo como enriquecimento mútuo e como solução de conflitos pela via do consenso.

• O fomento e o cultivo da identidade de cada pessoa, povo e cultura.

• O compromisso com o bem comum de caráter global para além do egocentrismo.

• O desenvolvimento de atitudes de cooperação entre comunidades, povos e culturas que nos ensinem a valorizar o local e o peculiar, no marco do pluralismo e da riqueza do global.

Passeio em algumas quadras ao redor da escola, entrevistando alguns moradores do bairro; observando os espaços físicos existente no bairro e alguns conflitos diante das falas de alguns moradores do bairro.

6. Tecnologias utilizadas:

-Vídeo sobre o assunto

- máquina fotográfica digital

- filmagem de alguns momentos importantes

- Word com construção de frases, ditados de palavras

- desenho e pintura no point



7. Comentários:

Desde as atividades executadas dentro da sala de aula, até o passeio e as atividades realizadas na sala de Tecnologia na Educação, foi um sucesso, pois todos os alunos participaram ativamente de todas as atividades , perguntando, entrevistando as pessoas, observando o local por onde passavam, alguns alunos a minoria precisou ser chamado atenção durante o passeio, pois enquanto entrevistávamos algumas pessoas, esses alunos ficavam dispersos olhando para os lados.De uma certa forma estavam corretos ,pois se trata de crianças.Na sala de tecnologia houve avanços significativos em todos os aspectos.Nenhum alunos recusou –se nas tarefas solicitadas. As maiorias dos alunos entendem a importância dos recursos tecnológicos e já praticam vários deles. Se concentram nas atividades e aquela coisa de ficar querendo fugir dos objetivos propostos, tipo, vamos jogar? Isso já esta superado aos poucos, pois coloco para eles os objetivos, a importância desta sala (tecnologia na educação) no contexto escolar e que atualmente já não temos como ficar distante dela. Tem alunos que acha ruim quando acaba o horário da aula, mas entendem que temos cronograma e o mesmo deve ser cumprido.

Durante o passeio visitamos um rapaz que sofreu acidente e está paraplégico.A dona da casa nos convidou para entrarmos e visitá-lo.Os alunos ficaram admirados perguntando para a mãe do rapaz como foi aquele conflito e o que ela está fazendo para resolver.Ela respondeu tudo com bastante carinho e ainda disse que eu a professora era mediadora, ajudando assim que podia, visitando ele, chamando a ambulância, outras vezes levando o rapaz no meu carro para o hospital.Ela agradeceu-me perante os alunos. Eles sabem o que significa a palavra conflito, pois tenho comentado sobre isto e os meios que podemos ajudar a amenizar os mesmos. Temos slides e filmagem arquivada caso os pais queiram ver, ou até mesmo apresentar na feira cultural na escola. Temos algumas autorizações dos pais na questão da imagem dos alunos. Mas mesmo assim preservo.

Cronograma:


8. Referência (se o projeto estiver publicado):

Está em slides arquivado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário