domingo, 24 de outubro de 2010

Projetos de Aprendizagem

Projetos de Aprendizagem

“Os projetos de aprendizagem, são iniciados pelas certezas provisórias e dúvidas temporárias dos aprendizes, vinculando aos seus saberes prévios. Estas certezas correspondem o que naquele determinado momento da aprendizagem os alunos tomam como verdade sobre um assunto. As dúvidas são o que eles gostariam de aprender a mais sobre o assunto. Nada impede, e provavelmente irá ocorrer que no percurso dos projetos muitas dúvidas tornam-se certezas e certezas transformam-se em dúvidas; ou, ainda, geram outras dúvidas e certezas que, por sua vez, também são temporárias, provisórias”. (FAGUNDES, 1999, p. 17).
Após a definição do tema/problema, certezas provisórias e dúvidas temporárias parte-se para o desenvolvimento do projeto de aprendizagem através de pesquisas, busca de informações. Não é objetivo de um projeto de aprendizagem fazer com que o aluno apenas copie informações, o que não modificaria o enfoque transmissivo praticado em sala de aula. Segundo Fagundes, buscar a informação em si, não basta. É apenas parte do processo para desenvolver um aspecto dos talentos necessários ao cidadão. Os alunos precisam estabelecer relações entre as informações e gerar conhecimento”. (1999, p. 23).
Trecho extraído do artigo “Metodologia de apoio ao processo de aprendizagem via autoria de objetos de aprendizagem por alunos” de Juliano Tonezer da Silva, Léa da Cruz Fagundes, Marcus Vinicius de Azevedo Basso, CINTED-UFRGS, julho, 2008. Disponível no site: http://www.cinted.ufrgs.br/renote/jul2008/artigos/1e_juliano.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário