quarta-feira, 13 de outubro de 2010

PLANO DE AULA SOBRE A PAZ

Anos: 1º e 3º anos da série inicial



Tema : A POMBA DA PAZ

Objetivos:

-Expressar -se plasticamente a partir do diálogo sobre a paz.

- Desnaturalizar as formas de violência encobertas

-Registrar e expressar sentimentos

Desenvolvimento


-Será explicado para os alunos o significado da Pomba da Paz. Depois de um intercâmbio em que as crianças expressam verbalmente suas sensações sobre a Paz, cada uma delas receberá cartolina com o símbolo desenhado para que recortem. Com todas as pombas serão feitos enfeites para pendurar na classe
-Todas as crianças procuram nos seus contos e livros de apoio imagens ou ilustrações relativas ao assunto.Elas as contam e a professora fará comentários. Ex. Armas mesmo sendo de brinquedo,atitudes dos participantes, climas que se evidenciam, sentimentos que provocam...)

A professora inicia um círculo de intercâmbio com a seguinte pergunta:

-O que acontece quando nos enganamos? Começar a falar sobre as diferentes

experiências

À medida que as crianças expressam seus sentimentos a professora marca com um x as diversas situações que depois serão marcadas (deverão estar num cartaz com frase e um desenho que a ilustre)

1. Tenho vergonha

2. Tenho vontade de chorar

3. Se for uma lição, não tenho vontade de fazer outra vez

4. Tenho vontade de me esconder e que ninguém me veja

5. Não quero que ninguém perceba

6. Se for alguma coisa que eu fiz, faço de novo até que consiga fazer direito

7. Fico nervoso

8. Fico bravo.

Poderá fazer o cartaz tanto em papel manilha quanto na sala de tecnologia usando alguns recursos tecnológicos.

A professora fará a leitura do texto “A Pomba e a Formiga

Recursos Tecnológicos

Internet

Word(ditado de palavras e frases)

Point (desenhos da pomba)

Site www.davinci.fundacion.com.br

Desenhos no point e na internet buscar (imagens da pomba)

Realizar cruzadinhas

Caça-palavras

Reflexão:
Na vida cotidiana quase sempre temos uma segunda chance para resolver

situações ou conflitos. No nosso jogo, essa segunda oportunidade deve servir

para corrigir os erros cometidos .

Todos os componentes do grupo devem cantar em uníssono uma música

que todos conheçam. Não tem importância se não se lembram da letra com

exatidão, simplesmente têm que cantar com uma sílaba (que pode ser “PA”) a

melodia da música que escolham juntos. Terão tempo cronometrado para falar as palavras com início da silaba PA e em seguida construir uma frase na oralidade.

Para fechar a professora lê esta frase abaixo.

“Ânimo! Ainda está nas suas mãos evitar o conflito que ameaça a sobrevivência

do nosso Planeta.”

A música é: Paz, paz de Cristo……….

Resultados alcançados:

Os resultados foram maravilhosos, onde houve participação ativa de todos os alunos, compartilhando suas angústia, suas alegrias e até buscando formas de ajudar os outros.Houve mudanças de postura a partir daquele momento.O trabalho foi baseado em estudos do Curso Direitos Humanos e Mediação de Conflitos que estou participando, parceria com MEC.Este curso tem me dado muitas contribuições dentro e fora da sala de aula.Muitos conflitos que surgem eu administro com mais segurança.Houve muita impolgação também na sala de tecnologia no momento de realizar as atividades referente ao assunto.Alguns dias antes, participei de uma reunião com a maioria dos pais dos alunos nos Irmãos Maristas, onde foi abordado o assunto sobre a PAZ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário