sexta-feira, 25 de maio de 2012

Trabalhamos com o 4º ano A, na sala de tecnologia os conteúdos de Português com jogo de ortografia e em Geografia sobre o Clima no aspecto geral e o clima de Dourados-Ms.A exploração do conteúdo e a participação dos alunos, foi bastante participativa, tendo resultados satisfatórios.Continuaremos em outro momento.
Alunos aprofundem mais sobre o conteúdo e se possível reescrevam as questões e responda de acordo com o conteúdo.

Clima 

"O estudo do tempo e do clima ocupa uma posição central e importante no amplo campo da ciência ambiental. Os processos atmosféricos influenciam os processos nas outras partes do ambiente, principalmente na biosfera, hidrosfera e litosfera. Do mesmo modo, os processos e as outras partes do ambiente não podem ser ignorados no estudo do tempo e do clima. Os quatro domínios globais - atmosfera, a hidrosfera, a litosfera e a biosfera - não se superpõem uns aos outros, mas continuamente permutam matéria e energia entre si" (AYOADE, J. O. Introdução à climatologia para os trópicos. Bertrand. p. 1. 2002). 

DEFINIÇÕES: 

Tempo (meteorológico): são condições atmosféricas de um determinado lugar em um dado momento. 
Clima: é a sucessão habitual dos tipos de tempo num determinado lugar da superfície terrestre. 
"É importante conhecer os fatores climáticos benéficos ao homem, como a luminosidade, os ventos, a pluviosidade e o calor, e saber como utilizá-los sabidamente. Aqueles que trazem prejuízos, como secas, tempestades, enchentes, geadas e furacões, não podem ser encarados como inevitáveis, pois, com conhecimento e ação eficiente, podem ser controlados. Ou, ainda, podem-se criar condições para enfrentar suas conseqüências. É o que o geógrafo Milton Santos denomina controle passivo da natureza" (OLIVA, Jaime e GIANSANTI, Roberto. espaço e Modernidade: temas da geografia Mundial. Atual. p. 271. 2001). 
O estudo do clima implica o conhecimento e a análise de inúmeros elementos e fatores: 
Elementos: 
Temperatura atmosférica, chuvas, umidade, massas de ar, pressão atmosférica, ventos. 
Fatores: 
Relevo, vegetação, massas líquidas, latitude, altitude, massas de ar. 
RELAÇÃO TEMPERATURA / LATITUDE 
A luz do Sol incide na terra em feixes de raios praticamente paralelos. À medida que se aproxima dos pólos, a incidência dá-se cada vez mais obliquamente. 

Assim, podemos concluir que, à medida que nos afastamos da parte central do planeta, as médias térmicas diminuem. 
O grau mais alto de humanização da paisagem é atingido na cidade, onde a transformação cultural é quase absoluta. As paisagens rurais, muito diferentes, são qualificadas pelos usos agrícolas, pecuários e florestais do território, assim como por outros fatores de caráter econômico (estradas, ferrovias, minas e indústrias). As paisagens em que a ação do homem não se impôs de forma determinante sobre o meio são predominantemente naturais, como as matas e pradarias, cuja conservação inclui o aproveitamento racional dos recursos, ou as estepes e tundras, territórios de escasso valor econômico.
Todos esses elementos interagem: o relevo afeta o clima, o qual influi nas formas de vegetação, cuja maior ou menor densidade favorece ou dificulta a erosão etc. À relação entre os elementos e agentes da paisagem tende a um equilíbrio dinâmico e instável, em constante transformação. Atualmente, quase todas as paisagens da terra, salvo as polares, os altos cumes das cordilheiras, as matas virgens e o ipedloucura6dos desertos, têm caráter humanizado ou cultural em maior ou menor medida.
Classificação Climática. Brasil possui cinco tipos climáticos: 
Equatorial ,Tropical , Semi-árido ,Tropical de Altitude , Subtropical 
Responda:
 De acordo com o texto responda:
1)      O que é clima?
2)      O que é tempo?
3)      Como são qualificadas as paisagens rurais?
4)      Quais são os fatores climáticos benéficos ao homem?
5)      Quais os conhecimentos  que o estudo do clima implica?
6)      À relação entre os elementos e agentes da paisagem tende a um equilíbrio dinâmico e instável?

VALE A PENA SABER
Existem vários tipos de clima: 
Clima semi-árido:
Clima Polar: Clima desértico: 
Clima temperado: Clima equatorial: Clima subtropical:
Clima mediterrâneo: Clima tropical:


Nenhum comentário:

Postar um comentário