Trabalhamos com o 4º ano A, na sala de tecnologia os conteúdos de Português com jogo de ortografia e em Geografia sobre o Clima no aspecto geral e o clima de Dourados-Ms.A exploração do conteúdo e a participação dos alunos, foi bastante participativa, tendo resultados satisfatórios.Continuaremos em outro momento.
Alunos aprofundem mais sobre o conteúdo e se possível reescrevam as questões e responda de acordo com o conteúdo.
Alunos aprofundem mais sobre o conteúdo e se possível reescrevam as questões e responda de acordo com o conteúdo.
Clima
"O estudo do tempo e do clima ocupa uma posição central e importante no amplo campo da ciência ambiental. Os processos atmosféricos influenciam os processos nas outras partes do ambiente, principalmente na biosfera, hidrosfera e litosfera. Do mesmo modo, os processos e as outras partes do ambiente não podem ser ignorados no estudo do tempo e do clima. Os quatro domínios globais - atmosfera, a hidrosfera, a litosfera e a biosfera - não se superpõem uns aos outros, mas continuamente permutam matéria e energia entre si" (AYOADE, J. O. Introdução à climatologia para os trópicos. Bertrand. p. 1. 2002).
DEFINIÇÕES:
Tempo (meteorológico): são condições atmosféricas de um determinado lugar em um dado momento.
Clima: é a sucessão habitual dos tipos de tempo num determinado lugar da superfície terrestre.
"É importante conhecer os fatores climáticos benéficos ao homem, como a luminosidade, os ventos, a pluviosidade e o calor, e saber como utilizá-los sabidamente. Aqueles que trazem prejuízos, como secas, tempestades, enchentes, geadas e furacões, não podem ser encarados como inevitáveis, pois, com conhecimento e ação eficiente, podem ser controlados. Ou, ainda, podem-se criar condições para enfrentar suas conseqüências. É o que o geógrafo Milton Santos denomina controle passivo da natureza" (OLIVA, Jaime e GIANSANTI, Roberto. espaço e Modernidade: temas da geografia Mundial. Atual. p. 271. 2001).
O estudo do clima implica o conhecimento e a análise de inúmeros elementos e fatores:
Elementos:
Temperatura atmosférica, chuvas, umidade, massas de ar, pressão atmosférica, ventos.
Fatores:
Relevo, vegetação, massas líquidas, latitude, altitude, massas de ar.
RELAÇÃO TEMPERATURA / LATITUDE
A luz do Sol incide na terra em feixes de raios praticamente paralelos. À medida que se aproxima dos pólos, a incidência dá-se cada vez mais obliquamente.
Assim, podemos concluir que, à medida que nos afastamos da parte central do planeta, as médias térmicas diminuem.
O grau mais alto de humanização da paisagem é atingido na cidade, onde a transformação cultural é quase absoluta. As paisagens rurais, muito diferentes, são qualificadas pelos usos agrícolas, pecuários e florestais do território, assim como por outros fatores de caráter econômico (estradas, ferrovias, minas e indústrias). As paisagens em que a ação do homem não se impôs de forma determinante sobre o meio são predominantemente naturais, como as matas e pradarias, cuja conservação inclui o aproveitamento racional dos recursos, ou as estepes e tundras, territórios de escasso valor econômico.
"O estudo do tempo e do clima ocupa uma posição central e importante no amplo campo da ciência ambiental. Os processos atmosféricos influenciam os processos nas outras partes do ambiente, principalmente na biosfera, hidrosfera e litosfera. Do mesmo modo, os processos e as outras partes do ambiente não podem ser ignorados no estudo do tempo e do clima. Os quatro domínios globais - atmosfera, a hidrosfera, a litosfera e a biosfera - não se superpõem uns aos outros, mas continuamente permutam matéria e energia entre si" (AYOADE, J. O. Introdução à climatologia para os trópicos. Bertrand. p. 1. 2002).
DEFINIÇÕES:
Tempo (meteorológico): são condições atmosféricas de um determinado lugar em um dado momento.
Clima: é a sucessão habitual dos tipos de tempo num determinado lugar da superfície terrestre.
"É importante conhecer os fatores climáticos benéficos ao homem, como a luminosidade, os ventos, a pluviosidade e o calor, e saber como utilizá-los sabidamente. Aqueles que trazem prejuízos, como secas, tempestades, enchentes, geadas e furacões, não podem ser encarados como inevitáveis, pois, com conhecimento e ação eficiente, podem ser controlados. Ou, ainda, podem-se criar condições para enfrentar suas conseqüências. É o que o geógrafo Milton Santos denomina controle passivo da natureza" (OLIVA, Jaime e GIANSANTI, Roberto. espaço e Modernidade: temas da geografia Mundial. Atual. p. 271. 2001).
O estudo do clima implica o conhecimento e a análise de inúmeros elementos e fatores:
Elementos:
Temperatura atmosférica, chuvas, umidade, massas de ar, pressão atmosférica, ventos.
Fatores:
Relevo, vegetação, massas líquidas, latitude, altitude, massas de ar.
RELAÇÃO TEMPERATURA / LATITUDE
A luz do Sol incide na terra em feixes de raios praticamente paralelos. À medida que se aproxima dos pólos, a incidência dá-se cada vez mais obliquamente.
Assim, podemos concluir que, à medida que nos afastamos da parte central do planeta, as médias térmicas diminuem.
O grau mais alto de humanização da paisagem é atingido na cidade, onde a transformação cultural é quase absoluta. As paisagens rurais, muito diferentes, são qualificadas pelos usos agrícolas, pecuários e florestais do território, assim como por outros fatores de caráter econômico (estradas, ferrovias, minas e indústrias). As paisagens em que a ação do homem não se impôs de forma determinante sobre o meio são predominantemente naturais, como as matas e pradarias, cuja conservação inclui o aproveitamento racional dos recursos, ou as estepes e tundras, territórios de escasso valor econômico.
Todos
esses elementos interagem: o relevo afeta o clima, o qual influi nas formas de vegetação,
cuja maior ou menor densidade favorece ou dificulta a erosão etc. À relação
entre os elementos e agentes da paisagem tende a um equilíbrio dinâmico e
instável, em constante transformação. Atualmente, quase todas as paisagens da
terra, salvo as polares, os altos cumes das cordilheiras, as matas virgens e o
ipedloucura6dos desertos, têm caráter humanizado ou cultural em maior ou menor
medida.
Classificação Climática. Brasil possui
cinco tipos climáticos:
Equatorial ,Tropical , Semi-árido ,Tropical de Altitude , Subtropical
Responda:
De acordo com o texto responda:
1)
O que é clima?
2)
O que é tempo?
3)
Como são qualificadas as paisagens rurais?
4) Quais
são os fatores climáticos benéficos ao homem?
5) Quais
os conhecimentos que o estudo do clima
implica?
6) À relação
entre os elementos e agentes da paisagem tende a um equilíbrio dinâmico e
instável?
VALE A PENA SABER
Existem vários tipos de clima:
Clima semi-árido:
Clima Polar: Clima desértico:
Clima temperado: Clima equatorial: Clima subtropical:
Clima mediterrâneo: Clima tropical:
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