sábado, 5 de maio de 2012

Estudem sobre Câmara e  saiba um pouco mais de cada vereador da sua cidade.

O que é a Câmara


              
A Câmara Municipal é um órgão legislativo do Município que trabalha na elaboração de Leis e de fiscalização do Poder Executivo, sempre visando o bem estar e a organização social de uma cidade.
A Câmara é formada pelos vereadores, representantes dos cidadãos, eleitos pela população acima de 16 anos pelo voto direto em pleito regular, sendo que, seus mandatos são de 4 (quatro) anos, com a possibilidade de reeleição. A quantidade de vereadores é proporcional à quantidade de eleitores da cidade. Em Dourados no total são 12 vereadores atuando em prol da comunidade.
A cada vereador cabe a função de fiscalização, de votação em projetos próprios da Câmara Municipal ou de autoria do Executivo, além da sugestão de matérias e desenvolvimento de projetos de interesse público. Esses projetos são propostas de Leis de assuntos variados em nível municipal, relacionados com os problemas e as necessidades da comunidade, como: educação, saúde, lazer, cultura, além de obras de super e de infra-estrutura.
Todo vereador pode e deve propor projetos. As votações dos mesmos acontecem nas sessões, de maneira que, depois de apresentado na primeira sessão, pode ser aprovado ou não. Aprovado, o projeto pode receber sugestões de alterações (emendas) e então é encaminhado para a segunda sessão. Se novamente aprovado é então encaminhado para o Executivo para então aprovação dele. Se o prefeito sancionar (assinar favoravelmente), o projeto é publicado no Diário Oficial do Município, passando a ter validade a partir daquela data e torna-se Lei. Se o prefeito fizer a opção pelo veto do projeto, o mesmo retorna à Câmara Municipal e então os vereadores têm competência para rejeitar o veto do Executivo, transformando a proposta em Lei.
A população também pode propor projetos à Câmara de acordo com a Lei Orgânica do Município (LOM), que exige que sejam anexadas ao projeto, 20 mil assinaturas 

Bebeto

             

Nome civil: Alberto Alves dos Santos
Nome de campanha: Bebeto
Data de nascimento: 05/06/1951
Naturalidade: Dourados-MS
Partido: PDT
Ramal: 0123
O vereador Alberto Alves dos Santos – Bebeto (PDT) assume o cargo de vereador pela quarta vez. Ele é produtor rural e comerciante nasceu em Dourados mas mora Vila Vargas. Casado, pai de cinco filhos luta pela família.
De 1986 a 1988 assumiu uma cadeira no plenário pela primeira vez. Depois, no segundo mandato, de 1989 a 1992, Bebeto foi eleito como o vereador mais votado de Dourados. De 1993 a 1996 ocupou o cargo pela terceira vez. Em seus mandatos fez parte da mesa como 2º Secretário, como vice-presidente e como presidente interino da Casa de Leis.
Durante esse período Bebeto também foi presidente da Associação dos Avicultores por oito anos, e por último vinha exercendo o cargo de diretor do Departamento Municipal de Estradas e Rodagem.
Em seu atual mandato, Bebeto tem como objetivo buscar o atendimento à população, com um trabalho transparente e calcado nas prioridades apresentadas pela comunidade. O vereador acredita que a luta por melhor qualidade de vida é uma obrigação daqueles que foram escolhidos pelo voto popular como representante dos cidadãos e cidadãs.

Albino Mendes

             
Nome civil: Albino Mendes
Data de nascimento: 15/02/1945
Naturalidade: São Paulo-SP
Partido: PR
Albino Mendes é radialista e bacharel em Direito. Já foi vereador por dois mandatos (1983/1988 e 1989/1992), tendo sido presidente da Câmara Municipal no período legislativo de 1989/1990. Também foi suplente do senador
Levy Dias na legislatura 1990/98 e vice-prefeito de Dourados na gestão 2005/2008.
Albino diz que quer aproveitar bem esse tempo em que estará no exercício da vereança para encaminhar alguns projetos importantes para a cidade, principalmente nas áreas de esporte e cultura, além da geração de empregos e ações sociais.

Aparecido Medeiros

            
Nome civil: Aparecido Medeiros
Data de nascimento: 04/10/1964
Naturalidade: Dourados-MS
Partido: DEM
Cido Medeiros, que ficou na condição de suplente nas três últimas eleições, considera que esta é uma oportunidade de encaminhar suas propostas, que visam a atender a periferia da cidade com obras e serviços voltados a melhorar as condições de vida das pessoas
.

Délia Godoy Razuk           


Nome civil: Délia Godoy Razuk
Data de nascimento: 02/12/1954
Naturalidade: Ponta Porã-MS
Partido: PMDB
·                                 Ramal: 323
O objetivo principal de sua candidatura é garantir qualidade de vida aos douradenses com mais saúde, educação, trabalho, lazer entre outros fatores que contribuam para a valorização do ser humano e integração social.

Dentre seus projetos está, um dos primeiros que foi apresentado e está sendo estudado pela Prefeitura Municipal e as Secretarias é o Posto de Atendimento Infantil – PAI, com atendimento integral a criança de 0 a 12 anos, com ações de prevenções de doenças e promoção a saúde. Como presidente da Comissão de Educação e pedagoga se preocupa com o setor educacional da cidade e por isso trabalho na implantação de mais Centros de Educação Infantil Municipal – CEIMs, reforma de escolas com laboratórios entre tantos outros projetos.

Dirceu Aparecido Longhi

         

Nome civil: Dirceu Aparecido Longhi
Data de nascimento: 12/08/1963
Naturalidade: Mirandópolis-SP
Partido: PT
Dirceu Longhi tem como meta realizar seu primeiro mandato como popular, comprometido com as causas sociais, fundamentadas na construção de um partido que defende a luta dos movimentos populares, como o movimento de luta por moradia, a causa indígena, a luta das mulheres, MST, dentre vários outros, e que, ao longo dos anos vêm construindo sua própria história e protagonizando o futuro do país. Tem como objetivo projetos de incentivo à cultura e ao esporte, de isenção do pagamento do parquímetro para deficientes e de aumento da licença maternidade.

Elias Ishy de Matos 

             
Nome civil: Elias Ishy de Matos
Data de nascimento: 30/12/1958
Naturalidade: Bataguassu-MS
Partido: PT
Dentro da legalidade. Vou procurar corresponder aos anseios da população, sempre pautado na ética, na moralidade e principalmente, na defesa do interesse público. O meu compromisso é com a cidadania. Meu mandato estará em sintonia com os movimentos sociais e a sociedade civil.

Gino José Ferreira


            
Nome civil: Gino José Ferreira
Data de nascimento: 19/11/1961
Naturalidade: Campo Grande-MS
Partido: DEM
O principal objetivo de seu mandato é colaborar no desenvolvimento da cidade de Dourados, fazendo com que o município ocupe um lugar de destaque no cenário estadual e nacional, principalmente do agronegócio.
Sua proposta é buscar recursos e trazer subsídios para que a cidade atraia empresas que gerem empregos, impulsionando e fomentando o crescimento de Dourados.

Idenor Machado

            
Nome civil: Idenor Machado
Data de nascimento: 13/03/1950
Naturalidade: Ribeirão dos Índios-SP
Partido: DEM
Ramal: 0103
Idenor Machado mora em Dourados há 40 anos. Formado em Magistério, Pedagogia, Administração Escolar, Ciências, Matemática e Direito, tem uma vasta experiência em diversos segmentos. Começou como professor e diretor na Escola Dom Aquino Corrêa, no distrito de Panambi, e Colégio Oswaldo Cruz em Dourados. Foi secretário estadual de Educação dos governos de Wilson Martins e Ramez Tebet. Também foi secretário municipal de Educação por 12 anos, nas administrações de Braz Melo e Humberto Teixeira. 

Idealizou os Centros de Educação Unificada – CEUs e lutou pela construção de mais de 10 unidades no município contribuindo para a diminuição do déficit educacional no município. 

Ficou como suplente de vereador na gestão de 2004/2008, com 1462 votos. Em 2008 recebeu 1826 votos e, novamente, ficou como primeiro suplente do DEM. Assumiu em 2010 e atualmente é o presidente da Câmara

Juarez Amigo do Esporte


          
Nome civil: Juarez de Oliveira
Nome de campanha: Juarez Amigo do Esporte
Data de nascimento: 27/12/1976
Naturalidade: Dourados-MS
Partido: PRB
·                                 E-mail: ver.juarez@camaradourados.ms.gov.br
Começou na carreira política em 2004 quando foi presidente do PFL Jovem. No ano de 2006 filiou-se no PRB (Partido Republicano Brasileiro). Por convite do partido saiu candidato a vereador, obtendo 1699, quando ficou como suplente do vereador Julio Artuzi. Ele também trabalhou como coordenador no projeto ‘Esporte Solidário’, no Ceper Antenor Martins, na gestão do ex-prefeito Braz Melo. “Espero poder retribuir no tempo em que estarei representante a população, na Câmara Municipal de Dourados, como um agente fiscalizador, não somente no esporte, como em outras áreas”, afirma Juarez.

Cemar

              

Nome civil: Jucemar Arnal
Data de nascimento: 30/07/1971
Naturalidade: Dourados-MS
Partido: PDT
Cemar, como é mais conhecido, volta à Câmara determinado em dar continuidade ao trabalho que realizou na legislatura anterior. Diz ter vários projetos para Dourados, para melhorar as condições dos bairros e vilas da cidade, principalmente em infraestrutura.

Pedro Pepa            


Nome civil: Pedro Pepa
Data de nascimento: 19/07/1969
Naturalidade: Jacobina-BA
Partido: DEM
Começou na carreira política em 1994 quando concorreu duas vezes para a vaga de vereador. Na primeira eleição teve 715 votos, já na segunda vez conseguiu 1.553 votos.
Atuou como presidente de bairro da região da vila Rosa e vila Índio. Foi presidente do núcleo social do Rotary e autou como conselheiro de saúde do município.
O vereador afirma que atuará de forma globalizada. “Conheço o perfil e a realidade da nossa cidade. Vamos cobrar mais ações da segurança pública, principalmente na periferia onde os comerciantes são os mais prejudicados. Na educação vamos lutar pela melhoria dos Ceim’s; com o crescimento da demanda é preciso oferecer melhor estrutura para as crianças e para os funcionários que ali atuam, é preciso reformar e ampliar os prédios”, enfatiza Pedro Pepa.

Walter Hora


             
Nome civil: Walter Ribeiro Hora
Nome de campanha: Walter Hora
Data de nascimento: 07/07/1963
Naturalidade: Dourados-MS
Partido: PPS
Walter Hora nasceu em Dourados, começou a carreira política em 1984. Foi o primeiro presidente do Bairro Jardim Água. Foi presidente duas vezes da UDAM (União Douradense da Associação de Moradores). Foi assessor dos Sindicatos dos Trabalhadores da Construção Civil, Indústria e Alimentos e dos trabalhadores Rurais. Atuou também como líder sindical do SIMTED.
Walter Hora foi vereador durante seis anos em Dourados. Uma de suas bandeiras durante seu mandato foi à luta pela qualidade da água em Dourados e a defesa do meio ambiente. Lutou também pela proteção dos fundos de vale do município. É conhecido pelo trabalho de fiscalização perante o poder Executivo.
“Sou um vereador ético que defendo os interesses dos cidadãos douradenses, o município de Dourados precisa ser passado a limpo. Vou lutar pela nova eleição no município, pois acredito que essa ação irá estabelecer a ordem em Dourados. Além disso, quero resgatar a credibilidade da Câmara Municipal, e fazer o que precisar ser feito dentro das legalidades. É com muita alegria que volto a Câmara de Dourados para representar a cidade onde nasci.”, enfatizou Walter Hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário