sexta-feira, 4 de maio de 2012

Atividades de leitura oral para os alunos sobre ortografia.

Os tropeços de grafia, 
regência e concordância
que mais comprometem a
nossa imagem.Seguir alguns conselhos - como os destas páginas - pode ser de ajuda nas situações formais de
comunicação que vivenciamos.Micos de grafia
EQUÍVOCO CORREÇÃO
Advinhar Adivinhar
Ascenção Ascensão
Apropiado Apropriado
Beneficiente  Beneficente
Distoar Destoar
Excessão Exceção
Encapuçado Encapuzado
Frustado Frustrado
Flagrância Fragrância
Impecilho Empecilho
Paralizar Paralisar
Pertubar Perturbar
Previlégio Privilégio
Xuxu Chuchu
Micos de concordância e regência

O PROBLEMA O EQUÍVOCO A CORREÇÃO A EXPLICAÇÃO
Fazer "Fazem" dez
meses.
"Faz" dez meses.  Se "fazer"exprime tempo, é
impessoal.
Haver "Houveram"
muitos fatos.
"Houve" muitos
fatos.
"Haver", no sentido de
"existir", é invariável.
Ver/vir Se eu "ver" você
por aí...
Se eu "vir" você
por aí...
A conjugação é: Se eu vir,
revir, previr. Da mesma
forma: Se eu vier (de vir),
convier; se eu tiver (de ter),
mantiver.
Existir "Existe" muitas
crianças.
"Existem" muitas
crianças.
"Existir", "bastar", "faltar",
"restar" e "sobrar" admitem
normalmente o plural.
Mim/eu Para "mim" fazer.  Para "eu" fazer. "Mim" não faz, porque não
pode ser sujeito.
Entre Entre "eu" e
você.
Entre "mim" e
você.
Depois de preposição, usase "mim" ou "ti".
Redundância
com "haver"
"Há" dez anos
"atrás".
"Há" dez anos /
Dez anos "atrás".
"Há" e "atrás" indicam
passado na frase.
Preferir Preferia ir "do
que" ficar.
Preferia ir "a"
ficar.
Prefere-se uma coisa a
outra.
Chegar +
preposição
Chegou "em"
São Paulo.
Chegou "a" São
Paulo.
Verbos de movimento
exigem "a", e não "em"
Chegar +
Haver
Chegou "a" duas
horas e partirá
daqui "há" cinco
minutos.
Chegou "há" duas
horas e partirá
daqui "a " cinco
minutos.
"Há" indica passado e
equivale a "faz", enquanto
"a" exprime distância ou
tempo futuro (não pode ser
substituído por faz).
Manter Se ele "manter" o
acordo, teremos
otimos
resultados.
Se ele mantiver o
acordo, teremos
otimos resultados.
A conjugação é: Se eu/ele
mantiver
Propor Quando eles
"proporem" o
valor...
Quando eles
propuserem o
valor...
A conjugação é: Se eu
propuser etc.
Implicar Implicou "em"
três etapas.
Implicou três
etapas.
No caso, "implicar" rejeita
preposição.
Meio Ela era meia
louca.
Ela era meio
louca.
"Meio", advérbio, não varia

Micos da semelhança
PROBLEMA EXPLICAÇÃO
DE ENCONTRO A
x AO ENCONTRO DE
De encontro a = Contra.
Ao encontro de = Na direção de;
De acordo com.
AO INVÉS DE algo é ou foi.
Discrição = Qualidade de discreto,
recatado e sensato
ESTADA x ESTADIA Estada = Ato de permanecer.
Estadia = Estada por tempo limitado.
ONDE x AONDE "Onde" = Em que lugar
"Aonde" = Para onde (ideia de movimento.
Micos que viram vício
Ambiguidade - Quando o sentido não fica claro, com enunciado com mais
de um sentido: "O pai o filho adora" (quem adora quem?)
Cacofonia - Sequência de palavras que provoca som de uma expressão
ridícula ou obscena: "Por razões de segurança". "Por cada etapa,
ganharemos muito".
Plebeísmo - Uso de termos que demonstram falta de instrução ou
variedade vocabular: "tipo assim", "a nível de", "meio que", "enfim" (como
interjeição), gerundismo ("vou estar planejando").
Tautologia - Repetição desnecessária de ideia ou termo já enunciado:
"critério pessoal", "encarar de frente", "planejar antecipadamente", "criar
novos empregos", "acabamento final".
Micos sintáticos
x EM VEZ DE 
Ao invés de = Ao contrário 
Em vez de = Em lugar de
DESCRIÇÃO x DISCRIÇÃO Descrição = Ato de detalhar como
OCORRÊNCIA O PROBLEMA
Viajar anexo Usado no sentido de viajar "ao lado de
alguém".
Nunca "lhe" vi. O pronome lhe substitui a ele, a eles, a você
e a vocês e por isso não pode ser usado
com objeto direto: nunca o vi / não o
convidei / a mulher o deixou / ela o ama.
"Aconteceu" muitos casos de
reclamação de clientes. "Segue" os
documentos necessários para o
cadastro. "Fica" estabelecido as
seguintes alterações.
Na fala, o verbo anteposto ao sujeito nem
sempre é assinalado. Por escrito, pega mal
não fazer a concordância. Por isso:
Aconteceram muitos casos... Seguem os
documentos... Ficam estabelecidas
as seguintes alterações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário