sábado, 3 de setembro de 2011

Indústria

Indústria é toda atividade humana que, através do trabalho, transforma matéria-prima em outros produtos, que em seguida podem ser, ou não, comercializados. De acordo com a tecnologia empregada na produção e a quantidade de capital necessária, a atividade industrial pode ser artesanal, manufatureira ou fabril.

O processo de produção industrial é também conhecido como setor secundário, em oposição à agricultura (setor primário) e ao comércio e serviços (setor terciário), de acordo com a posição que cada atividade normalmente está na cadeia de produção e consumo. Hoje em dia o processo industrial é capitaneado pelas multinacionais.
Também se pode usar o termo indústria, genericamente, para qualquer grupo de empresas que compartilham um método comum de gerar dividendos, embora não sejam necessariamente do segundo sector, tais como a indústria bancária ou mesmo a agroindústria.
Indústria de bens de produção ou indústria de base é toda indústria que trabalha com matéria-prima bruta transformando-a em matéria-prima para outras indústrias. Exemplo: indústria siderúrgica e petroquímica.
Indústria de bens intermediários ou de bens de capital (tipo de indústria de base) é aquela que tem como principal função equipar indústrias de outros tipos, em especial indústrias do setor terciário (indústria de bens de consumo ou leve). Produz autopeças, ferramentas, máquinas, entre outros produtos. Como exemplo de algumas indústrias equipadas pela indústria de bens intermediários, temos: fábricas de tornos (equipa indústrias mecânicas, indústrias de ponta (ex: produção de CD), indústrias de bens de consumo (duráveis ou não-duráveis).
Indústria de bens de consumo é aquela que produz artigos para o grande mercado consumidor (população em geral). Ex.: indústria têxtil, indústria alimentar. A indústria de bens de consumo aparece como indústria leve.



Nenhum comentário:

Postar um comentário