sábado, 3 de setembro de 2011

Conteúdo de história para os alunos do 4º ano-História do município de Dourados

Dourados

Município de Dourados

Lema: "Terra de Antônio João"

Gentílico: douradense

Aniversário: 20 de dezembro

Hino de Dourados

Brasão de Dourados

Bandeira de Dourados

Portal do Mercosul

Cidade Modelo

Localização

Localização em Mato Grosso do Sul

Localização no Brasil


22° 13' 15" S 54° 48' 21" O

CEP

79.800-000 á 79.849-999 est. Correios[1]

País

Brasil


Macrorregião

Centro-Oeste

Unidade federativa

Mato Grosso do Sul

Mesorregião

Sudoeste de Mato Grosso do Sul — est. IBGE 2008[2]

Microrregião

Dourados ]
Dourados é um município brasileiro da região Centro-Oeste, localizado no estado de Mato Grosso do Sul. Fundada em 1935, Dourados teve desenvolvimento lento até a segunda metade do século XX, por causa das deficiências de meios de transporte e vias de comunicação, principalmente com Campo Grande. A partir dos anos 1950, com a abertura de rodovias, acelerou-se seu desenvolvimento e Dourados tornou-se importante centro agropecuário e de serviços, especialmente a partir dos anos 1970. Nos anos 1990, além do crescimento da agropecuária, o desenvolvimento comercial e de serviços na zona urbana foi decisivo para que Dourados se consolidasse como pólo regional, de serviços e agropecuário para uma região com quase 1 milhão de habitantes, próxima ao Paraguai, o que lhe confere o merecido título de Portal do Mercosul.
Com aproximadamente 200 mil habitantes, é a segunda cidade do Estado de Mato Grosso do Sul em população,longe de ser considerada uma metrópole, porém servida por linhas regulares de transporte aéreo e rodoviário aos principais centros do país, possuindo também um notável desenvolvimento comercial e de serviços. Com o PIB de aproximadamente R$ 3 bi em 2008, segundo o IBGE, o município ficou em segundo lugar no estado, logo atrás da capital. No Brasil ficou entre os 155 maiores PIBs nacionais.
Dourados, a segunda cidade do Mato Grosso do Sul com uma população estimada em 215 mil habitantes, é a capital econômica do estado e um Pólo de desenvolvimento no Centro Oeste brasileiro, é a cidade mais rica economicamente no estado com os três setores, primário secundário e terciário da economia muito fortes. É uma cidade universitária consolidada com o status de possuir duas universidades públicas próprias, sendo uma federal (UFGD – Universidade Federal da Grande Dourados e uma estadual (UEMS – Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul com reitoria e sede em Dourados), além de duas privadas de grande porte UNIGRAN e ANHANGUERA, atraindo universitários de todas as partes do país e do mundo através de intercâmbios. Segundo a Revista VOCÊ SA e Fundação GV Dourados está entre as 80 melhores cidades do país para se viver e fazer carreira, e a 5ª no centro oeste ficando atrás apenas das capitais Brasília, Goiânia, Campo Grande e Cuiabá. É uma das mais belas e arborizadas cidades do centro oeste.

Geografia física de Dourados

Solo

Os solos mais comumente encontrados em Dourados são os Latossolos Vermelhos Distroférricos (76,2%) e Eutroférricos (5,1%), outrora chamados de Latossolos Roxos ou “terras roxas” no dizer popular. São solos muito profundos, acentuadamente ou fortemente drenados, muito porosos e permeáveis devido à sua estrutura granular. Apresentam teor de óxidos de ferro relativamente elevado (18%) e coloração fortemente avermelhada, por vezes sangüínea. Podem ser identificados pela forte atração que apresentam ao ímã, além de acúmulo de “areia preta” em locais de enxurrada nas estradas. Entre esses solos, somente os LV Eutroférricos podem ser chamados de férteis, mesmo assim com ressalvas, pois como a capacidade de troca catiônica (CTC) não chega a ser elevada, a reserva e retenção de nutrientes é relativamente baixa.

Em razão de serem desenvolvidos a partir de rocha basáltica, os Latossolos Vermelhos Férricos tendem a apresentar níveis satisfatórios de micronutrientes em condições naturais. Apesar da textura argilosa e muito argilosa, a CTC não é elevada, devido à expressiva presença caulinita e de óxidos de ferro, sendo que estes últimos lhes conferem boas condições físicas, que facilitam a mecanização. Os elevados teores de óxidos, porém, dificultam o manejo da adubação fosfatada, pois o fósforo é fortemente fixado ao solo, tornando-se pouco disponível às plantas. Nas porções inferiores das encostas esses solos podem estar associados a Plintossolos, ou exibir características plínticas, ou seja, manchas de cores amareladas ou avermelhadas que indicam a proximidade do lençol freático em relação à superfície. Nas porções mais íngremes das encostas podem estar associados os Nitossolos, com estrutura em blocos, o que implica menor infiltração de água e maior susceptibilidade à erosão.

Em Dourados são encontrados também os Latossolos Vermelhos Distróficos típicos, cuja textura mostra maior influência de areia, sendo, por vezes, bastante “soltos”. Representando cerca de 17% da área do município, são solos desenvolvidos a partir de arenitos, muito profundos, acentuadamente ou fortemente drenados, muito porosos e permeáveis, com avançado estágio de intemperização e processo intensivo de lixiviação, estando praticamente ausentes minerais facilmente intemperizáveis, resultando na predominância de minerais de argila do tipo 1:1 e óxidos de ferro. Em alguns locais, provavelmente devido à ocorrência de rocha basáltica impermeável em subsuperfície, esses solos são pontilhados por lagoas.

Conhecidos como “solos de baixadas”, os Gleissolos Háplicos Ta eutróficos típicos representam 1,6% da área do município e são solos mal drenados, de textura argilosa e média/argilosa, relevo plano, de baixa permeabilidade e características físicas e químicas muito variáveis, conquanto predominem, no Município de Dourados, aqueles de argila de atividade alta e eutróficos. Apresentando cores normalmente acinzentadas ou esbranquiçadas em função das inundações periódicas a que são submetidos, os Gleissolos podem induzir a fitotoxicidade em ferro e manganês, o que pode ser facilmente corrigido com calagem. Embora suas características de fertilidade sejam boas, as condições físicas de dureza, pegajosidade e plasticidade elevadas quando secos e molhados, respectivamente, dificultam a mecanização.Outros solos comumente encontardos no municipio são areia, cascalho e basalto para brita.



Mediante estas informações responda as questões abaixo:

1- Qual é o lema do município de Dourados-Ms?

2- Qual é a população aproximada de Dourados?

3- Qual a data de emancipação política e qual região pertence Dourados?

4- Como foi o desenvolvimento de Dourados e como está sendo atualmente?

5- Pesquisa sobre as indústrias de Dourados e sua localização (endereço).

6- Quais são os solos mais comumente encontrados em Dourados?






Nenhum comentário:

Postar um comentário