quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

SUGESTÃO DE PLANO DE AULA COM BLOG

Achei interessante esses planos de aulas dos colegas.


Plano de Aula com Blog - Geordano

Blog: Recurso Didático


Geordano Cleriston Roveda


Área de Conhecimento: Exatas


Disciplina: Matemática

Tema: A Cultura Matemática: História, Aplicações e Curiosidades

Público alvo: 9º ano


Introdução:

A disciplina de Matemática, dentro do ambiente escolar, é a que apresenta maior índice de repetência, desestímulo e repúdio chegando a vias de ódio permanente. Não é difícil encontrarmos alunos reclamando da “Matemática escolar”. “Lamentavelmente, a Matemática tem sido e continua sendo a disciplina campeã dos impropérios” (PAROLIN, 2005, p. 117).

Todo esse desdém pela disciplina deixa transparente que a Matemática é a área do conhecimento que apresenta maiores obstáculos para ser compreendida pelos alunos. Muitos fatores influenciam a dificuldade de se entender o conhecimento matemático escolar, dentre eles, como cita (SOUZA, 2001) no prefácio do livro Matemática Divertida e Curiosa, em “vez de problemas práticos, interessantes e simples, exigem sistematicamente de seus alunos verdadeiras charadas, cujo sentido o estudante não chega a penetrar” (p 6). A falta de significado é indiscutivelmente o maior problema da disciplina para o alunado.

Confirmando este pensamento, D’Ambrosio destaca que “interessa à criança, ao jovem e ao aprendiz em geral aquilo que tem apelo às suas percepções materiais e intelectuais mais imediatas.” (2005, p. 31). “Os alunos não podem agüentar coisas obsoletas e inúteis, além de desinteressantes para muitos. Não se pode fazer todo aluno vibrar com a beleza da demonstração do Teorema de Pitágoras e outros fatos matemáticos importantes.” (D’AMBROSIO, 2005, p. 59). É necessário atribuir significado ao processo de ensino e aprendizagem.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) caracterizam a Matemática como um meio de compreender e atuar no mundo, sendo fruto da construção humana em sua interação com o contexto natural, social e cultural (BRASIL, 1998, p. 24), ou seja, a Matemática é o ferramental humano usado para resolver os problemas de sua realidade sócio-tempo-espacial. Sócio, pois cada civilização, grupo social ou étnico, em determinado momento (tempo) e em determinado espaço geográfico (espacial) precisou enfrentar a realidade que os defrontava fazendo uso da Matemática.

Diante da característica de ferramental para a compreensão do mundo que nos cerca, devemos levar os alunos a perceberem a Matemática como parte da cultura humana, constituída de história, contexto, aplicação, beleza, originalidade e graça.


Objetivo Geral:

Compreender a Cultura Matemática historicamente construída.
Objetivos Específicos:

• Estudar a história da Matemática;

• Compreendê-la como ferramenta para a resolução de problemas reais;

• Desenvolver o hábito da pesquisa;

• Construir um blog para divulgar as informações pesquisadas sobre a história da Matemática e a aplicabilidade dos conteúdos estudados durante o ano letivo.

Metodologia:

• Os alunos deverão pesquisar sobre a História do conteúdo matemático a ser estudado, tanto em livros, publicações como na web.

• Redigir em editor texto resumindo a pesquisa e expondo seus pontos de vista.

• Pesquisar a respeito da aplicabilidade em situações reais do conteúdo estudado.

• Redigir textos exemplificando a aplicação do conteúdo matemático.

• Construir um blog expondo os textos redigidos dos conteúdos matemáticos, sua historicidade e aplicabilidade.

• Durante a última semana de aula do ano letivo, os alunos confeccionarão uma apresentação de slides através do Impress para expor parte do conteúdo do blog para as outras turmas e para a comunidade escolar.

Recursos:

• Livros didáticos;

• Livros paradidáticos;

• Livros científicos;

• Computadores;

• Internet;

• Editor de texto;

• Editor de slides;

• Editor de vídeos.

Duração:

• Durante todo ano letivo será disponibilizada uma hora aula por quinzena para a realização das atividades deste projeto.

Avaliação

A avaliação dar-se-á mediante dois aspectos:

* Subjetivo: participação, interesse, aptidão para o trabalho em grupo.

* Objetivo: eficiência em pesquisar, Redigir, expor suas idéias e em construir o blog.

Postado por Marli às 06:52 3 comentários




Plano de Aula com Blog -

TEMA: MEMORIAS


PUBLICO ALVO: ALUNO-

DISCIPLINA: INFORMÁTICA EDUCATIVA

TIPO DE BLOG: COLETIVO
PROPOSTA DE ATIVIDADES:

TRABALHAR COM OS VARIOS TIPOS DE MEMORIAS, QUE PODEM SER AS MEMORIAS PESSOAIS,FAMILIARES,COLETIVAS,ESCOLARES ENTRE OUTRAS.

CONTÉUDO:

CADA ALUNO MONITOR E PROFESSOR DEVERÁ TRAZER UM OBJETO OU FOTO QUE LHE REMETA A UMA LEMBRAÇA DO PASSDO OU PRESENTE .



OBJETIVO:

FAZER COM QUE OS ALUNOS E PROFESSORES (HORÁRIO COLETIVO),RESGATEM A SUAS MEMORIAS ,SEJAM ELAS BOAS OU NÃO. COM ISSO CADA ALUNO OUN PROFESSOR PODERÁ APREENDER COM AS LEMBRANÇAS DOS OUTROS,POIS HAVERÁ UMA TROCA DE INFORMAÇOES E ESPERIENCIAS ENTRE ELES.

Postado por Marli às 07:55 2 comentários

PLANO DE AULA - BLOG COMO RECURSO DIDÁTICO -

Este trabalho tem como participantes Professores do Curso salto para o futuro: “Os Desafios da Diferença na Escola”.

Esta experiência terá aprosimadamente 40 horas de duração e será executada nos meses de novembro e dezembro no NTE de Xanxerê/SC.

Todo o trabalho será publicado no blog : www.saltoparaofuturoxxe.blogspot.com

Tipo de edublog: Blog Colaborativo


1- TEMA

OS DESAFIOS DA DIFERENÇA NA ESCOLA

2- OBJETIVOS

Direcionar um trabalho para os usos das novas tecnologias de informação e comunicação, das quais uma grande parte dos professores ainda encontra-se excluídos;

Utilizar o blog como recurso educacional e uma ferramenta de avaliação;

Perceber como é possível a superação de limites e dificuldades, contando com a ajuda de outras pessoas e com a própria vontade de se superar. Mostrar como existem possibilidades infinitas nas situações mais adversas, contando com fatores que contribuem para tal.

3- JUSTIFICATIVA

Considerando que, atualmente, estamos presenciando a inclusão social dos diferentes em todas os segmentos da sociedade, principalmente na escola, vimos à necessidade de mostrar como é possível a superação de limites e de dificuldades. Felizmente, os mais belos exemplos de superação pessoal contam com protagonistas que têm características comuns, na maioria dos casos são pessoas portadoras de necessidades especiais.

O ponto de partida para a elaboração deste plano foi o estudo do livro “Flor de Maio” da escritora Maria Cristina Furtado. A história tem como personagem principal uma pequena e infeliz borboleta que nasceu com uma deficiência na sua asa, sem condições físicas de voar. Embasados nesse contexto de luta e superação, surge à necessidade de mostrar quais exemplos da realidade mundial também passaram por adversidades e obtiveram vitória. Também, destacar alguns exemplos de superação encontrados na nossa cidade.

Partindo desta reflexão levantarei três pontos essenciais que estiverão presentes nos exemplos estudados, inclusive no livro “Flor de Maio”: o objetivo de vida, a luta constante e a ajuda dos outros.

4- CONTEÚDO

- Temas Transversais e Ética: questões sociais, valores e atitudes;

- História: personalidades reconhecidas mundialmente, líderes mundiais, relações sociais;

- Biologia/Ciências: Estudo de espécie de planta nativa do país;

- Português: leitura de textos, literatura infanto-juvenil;

- Educação Artística: apresentação de ilustrações contidas no livro “Flor de Maio” da autora Maria Cristina Furtado, e ilustrado por Elma.

Criação de slide share para postar no blog, utilizando os as imagens do livro Flor de Maio ;

Criação de tirinhas utilizando o programa gratuito Quick Tonns disponível em www.quicktoons.com

5- DESENVOLVIMENTO

Todo o trabalho se dará em 40 horas, distribuídos em 4 encontros semanais de 3 horas e 30 minutos.

Inicialmente colocarei todos a par do trabalho que será desenvolvido.Apresentarei o blog do salto para o Futuro. www.saltoparaofuturoxxe.blogspot.com . Criaremos uma conta no gmail para todas as cursistas e em seguida enviarei e-mails convidando as mesmas para serem autoras do blog. Em seguida contantar-se á história do livro “Flor de Maio” da autora Maria Cristina Furtado, para que todos tomem conhecimento do enredo trabalhado e reflitam sobre a situação. Em seguida se fará uma breve apresentação dos exemplos de superação mais conhecidos no mundo, mostrando a história de vida dessas pessoas (o músico Ludwig Van Bethoven – surdo -, o físico nuclear Stephen Hawking – tetraplégico-, os pais de Lorenzo Odone – leigos -, a luta de Martin Luther King Jr. – negro - e a vida do músico Ray Charles – cego -), contando com o auxílio de mídia, neste caso o programa de apresentação de slides. Na seqüência serão citados exemplos de perseverança e superação de pessoas da cidade.

Para finalizar, passaremos um vídeo humorístico de parte de uma peça de teatro do grupo “Os Melhores do Mundo”, chamada “ A Saga de Joseph Climber”, que trata de superação. Por fim, debateremos sobre o assunto.

A seguir postaremos no Blog as tirinhas criadas e o slide share e visitaremos o blog http://porqueheloisa.blogspot.com/, para conhecer o livro POR QUE HELOISA e a opinião da autora sobre a inclusão de pessoas especiais na escola, bem como na sociedade.

Também será elaborada poesias: Distribuição de textos da série que está sendo trabalhada, onde as cursistas transformarão em poesia e publicarão no blog.

6- RECURSOS UTILIZADOS

* Computador;

* Livro: “Flor de Maio”, da escritora Maria Cristina Furtado;

* CD de cantigas referente ao livro “Flor de Maio”;

* Aparelho de som;

* Internet;

• Programa slide share e Quick Tonns.

7- AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Tentarei acompanhar este processo que deverá ser feito por meio da análise do debate, posterior à aula, da participação e do envolvimento no desenvolvimento das atividades, dos comentários relacionados ao assunto tratado e do conhecimento prévio sobre o tema, bem como da apropriação dos recursos tecnológicos propostos..

• BIBLIOGRAFIA

FURTADO, Maria Cristina. Flor de Maio. São Paulo: Editora Brasil, 2004

Postado por Marli às 17:58 5 comentários

Plano de aula com uso de blog - Eliane Santos

Tema: Conhecendo a origem dos números

Nível: 4ª série do Ensino Fundamental

Disciplina: Matemática

Tipo de Edublog será?

Informativo. Onde cada grupo não só poderá contribuir como também participar sobre alguma opinião com relação às informações que por eles foram encontradas, através de pesquisas em diversos sites que tratam sobre a origem dos números.

Tipo de atividades:
As atividades serão as pesquisa em diversos sites e a divulgação no blog.

Porque o edublog pode enriquecer a proposta pedagógica?

Porque existe a interação entre professor, aluno e aluno x aluno. Além do mais o aluno estaria trabalhando em conjunto e não individualmente (onde ele guardaria só para eles as informações). Também a oportunidade de dar a ele a chance de: aceitar opiniões, respeitar o outro, seguir regras, aprender a ouvir, a refletir e o mais importante trocar informações, pois são através dessas trocas de informações, que ele vai construindo o seu próprio conhecimento.

Objetivo desse blog?

Fazer com que eles aprendam a pesquisar determinados assuntos, sem ter o caminho (autonomia) e a importância de se verificar a veracidade da informação coletada.

Avaliação:

Seria um debate entre os grupos, para verificar o que realmente eles aprender com a atividade proposta.

Postado por Gládis Leal dos Santos às 11:56 2 comentários

Plano de aula de uso com de blog -

Nenhum comentário:

Postar um comentário