quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

POSSIBILIDADE DE INTEGRAÇÃO DAS MÍDIAS

São inúmeras possibilidades: Gostei muito da aula da minha amiga.Muito dez.

Como planejou a atividade?


1º Roda de conversa: tem gosta de assistir vídeos? Por quê? Quando? Onde? Por quê? (...) Que tal assistirmos um vídeo?

2º Vídeo assistido: Onde está o Aqüífero Guarani? Disponível em: http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=3144

3º Conversa informal: o que puderam observar no vídeo? Gostaram? Foi legal? Por quê? Já ouviram alguma história parecida com essa? Onde? Qual? Quem contou? (...) Já conheciam o cordel? E o cordel animado? O que acharam da melodia? E das imagens? Conheciam a história de cordel de J. Borges? E xilogravuras? Essa história é familiar? (...)

4º Como trabalhamos com leitura de jornal em sala diariamente, e nossos alunos preferem as notícias das páginas policiais, lançamos um desafio:

_ Que tal criarmos cordéis baseados em notícias locais, publicadas nas páginas policiais do jornal que lemos diariamente?

Os alunos ficaram super entusiasmados, e aceitaram o desafio.

 O trabalho foi realizado com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, com as professoras de Língua Portuguesa e Artes
 Os alunos pesquisaram mais sobre a literatura de cordel, sua origem e histórias. Valorização da diversidade cultural
 A partir das notícias que acompanharam no jornal O Progresso diariamente, selecionaram um acontecimento e contaram em cordel a história;<!--[endif]-->
Com o texto pronto, partiram para a capa do cordel, a xilogravura que fizeram com “bandejas de isopor

 Os cordéis serão expostos, como nas feiras da Região Nordeste, em um varal na Feira Multicultural de nossa escola, dia 08/10/2009.
Como identifica a forma de utilização: sensibilização, ilustração, simulação, conteúdos de ensino?

O vídeo foi utilizado para introduzir um novo assunto, como sensibilização.
Ivanilda Milfont
Parabéns amiga.Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário