quarta-feira, 11 de novembro de 2009

SUGESTÃO

SUGESTÃO:

NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL


Projetos


1. Definição:
Entendemos por PROJETOS, a elaboração de propostas de estudos integrados que buscam a interdisciplinaridade.
2. Sua estrutura está alicerçada nos seguintes pontos:
¨ Promoção de eventos;
¨ Estudo de temas de interesse geral, buscando sempre que possível, enfocar temas regionais ou locais;
¨ Estudos teóricos práticos buscando a interação com o meio.
¨ Produção de textos;
¨ Divulgação dos resultados em exposição ou outras formas.
3. Sugestões para a confecção de um projeto:
Antes da execução ou mesmo da apresentação de um projeto, o autor ou autores do projeto, devem redigi-lo. Para isso, cada componente do grupo, envolvido no projeto, pode e deve participar para o grupo de discussão, suas idéias e contribuição. Os objetivos, entre outros, sistematizar idéias, deixam-las registradas na intuição, preparar e embasar os componentes do grupo para a discussão, debates e sugestões. Na redação do anteprojeto, considerar, no mínimo, os seguintes tópicos:
A) Justificativa e objetivos:
¨ Para quem se destina o projeto;
¨ Os porquês do estudo;
¨ A importância do projeto;
¨ O que se pretende com os estudos e com o projeto.
B) Desenvolvimento:
¨ Como serão realizadas etapas ou momentos de estudo;
¨ As maneiras como os estudos se darão (teoria e prática);
¨ Forma de avaliação;
¨ Cronograma;
C) Recursos:
¨ Equipamentos audiovisuais (máquina fotográfica, filmadora, retro projetor, vídeo, etc.)
¨ Filmes e fitas;
¨ Textos, material didático ou confecção de apostilas;
¨ Transporte;
¨ Alimentação (caso seja necessário);
¨ Hospedagem;
¨ Outros.

D) Avaliação:
A avaliação deve ser constante durante o processo. E pode haver uma integrada ou isolada.
Alunos e professores devem estar avaliando a proposta e o tipo de estudo realizado, analisando a si e ao grupo. Num último momento, a equipe participante avalia o projeto como todo e, principalmente, a sua atuação enquanto grupo de estudos integrados. Os pontos altos e baixos devem ser levantados e analisados para replanejamento.
A avaliação dos alunos deve estar relacionada com as estratégias de aprendizagem e com os procedimentos relacionais trabalhados no Projeto.


PROJETO DE TRABALHO (UMA SUGESTÃO)


Não se pretende, neste trabalho, discutir ou expor todos os modelos de projetos, sua finalidade, aplicabilidade ou estrutura.
Partindo do princípio de que, na segunda semana da capacitação, será solicitada aos professores cursistas a elaboração e execução de projetos de trabalho, são apresentados abaixo os itens que poderão fazer parte dos mesmos. Ressalta-se, porém, que isso se constitui apenas dados para a construção de um projeto simples havendo, portanto, vários modelos a serem seguidos dependendo do objetivo dos pesquisadores.
1) Apresentação
A apresentação do projeto deve responder à questão quem? Inicia-se com a CAPA para identificar de quem e para quem, contendo:
· Nome da instituição;
· Equipe elaboradora;
· Nome do Projeto;
· Local e data.

2) Objetivos
A especificação do objetivo responde às questões para quê e para quem. E são divididos em:
· Geral – Apresenta a visão global do trabalho a ser desenvolvido. Relaciona-se com o conteúdo e as idéias que permearão as atividades.
· Específico – Apresenta um caráter mais concreto. Tem a função de direcionar o trabalho de modo a permitir que seja atingido o objetivo geral, aplicando este a situações particulares.

3) Justificativa
Este item é importante porque apresenta a resposta à questão Por quê? É o elemento que definirá os motivos pelos quais o grupo pretende desenvolver o projeto. Consiste numa exposição sucinta e clara das razões de ordem teórica e prática que argumentam a favor do projeto. É ela que vai garantir a aceitação do projeto pelas pessoas ou entidades que financiarão o trabalho.
Deve registrar a concepção do grupo em relação ao tema, observando sua importância na realidade cotidiana.

4) Metodologia
A metodologia tem o objetivo de explicar passo a passo como serão realizadas as ações do projeto, abrangendo os itens que responderão às questões:
· Como? A forma de organização e distribuição do grupo (alunos ou professores) que fará a pesquisa. Como será executado, por quem etc..
· Com quê? Refere-se aos recursos tecnológicos e outros que serão utilizados na pesquisa.
· Quando e quanto? Em que momento os alunos farão suas pesquisas. Quanto tempo durará cada fase da pesquisa.

5) Avaliação
Na avaliação, não se deve levar em conta apenas o crescimento ou aprendizagem, mas também, o andamento do projeto como um todo, de modo que o grupo esteja sempre atento para redimensionar as ações previstas, quando houver necessidade de efetuar algumas mudanças.

6) Recursos
Relacionar os recursos que serão lançados mão no desenvolvimento da pesquisa.
· Humanos – referem-se às pessoas que estarão envolvidas na pesquisa direta e indiretamente (escola, bibliotecas, universidades, empresas etc.).
· Materiais – referem-se aos objetos e instrumentos que serão utilizados na pesquisa (livros, revistas, jornais, Internet, filmes, filmadoras, computador, softwares, aplicativos etc.).

7) Cronograma
Nesse item, elaborar a previsão do tempo que será gasto para cada ação ou etapa.

8) Bibliografia
Relacionar as fontes que foram utilizadas na pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário