sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Compartilhar com os amigos(as)

NOTÍCIAS DO PORTAL DO PROFESSOR SOBRE NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Edição 2 - Novas Tecnologias na Educação
Notícias
Lousa digital, carteiras eletrônicas e animações em 3D: ferramentas da escola do futuro
Profª Thaís Rochefort
Autor: Setor de Informática da Escola Mario Quintana
Vídeos
Video-aula mostra como funciona software tridimensional que já está sendo utilizado em 230 escolas.
No quadro negro, as imagens se movimentam com o toque das mãos. Nas tradicionais carteiras, além de cadernos e lápis, as crianças podem acessar a internet. A cena que parece ser de um filme de ficção científica está mais real do que se imagina. Essas e várias outras tecnologias já estão sendo utilizadas em escolas brasileiras.
Em Pelotas (RS), a Escola de Ensino Fundamental e Médio Mário Quintana já aderiu às lousas digitais desde junho do ano passado. Segundo a professora de língua portuguesa da escola, Thaís de Almeida Rochefort, a ferramenta permitiu que os alunos dessem “vida aos conhecimentos”. “Assuntos antes tratados de maneira menos interativa, agora fazem com que os alunos se sintam parte deles, co-autores”, explica. Ela e outros professores têm recebido treinamentos constantes para se adaptar à nova tecnologia. “A cada aula descobrimos novas possibilidades de tornar a escola mais próxima e significativa”, conta, ao ressaltar que a reação dos alunos não poderia ser mais positiva.
Um exemplo de programa que pode ser utilizado na lousa digital é o software em três dimensões. Com ele, os professores podem elaborar aulas interativas, revelando o interior de uma célula, o relevo de um mapa, ou até mesmo os músculos do corpo humano. Basta, por exemplo, tocar o dedo na tela para o sistema solar aparecer e se movimentar.
Desenvolvido pela empresa P3D, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) e o Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (Cietec), o software já está sendo utilizado em 200 escolas privadas e 30 públicas no Brasil. O programa não tem texto, nem guia de voz, somente imagens de grande qualidade gráfica. Segundo a professora Jane Vieira, executiva da P3D, esta característica é uma vantagem porque as imagens podem ser usadas com qualquer material didático, independentemente de filosofia, pedagogia e didática. Jane Vieira garante que em breve o instrumento será oferecido em software livre, o que permitirá que todas as escolas utilizem gratuitamente.
Já no município de Serrana (SP), cidade próxima a Ribeirão Preto, as carteiras eletrônicas são a novidade. Conhecidas como Lap Tup-niquim, elas dispõem de uma tela sensível a toques, sobre a qual se pode escrever fazer desenhos ou equações. O tampo pode ser levantado, e abaixo dele fica um teclado, caso seja necessário digitar. A CPU do computador fica acoplada embaixo da carteira.
Desenvolvidas em parceria pelo Centro de Pesquisas Renato Archer (Cenpra), de Campinas, instituição do Ministério da Ciência e Tecnologia, e pela Associação Brasileira de Informática (Abinfo), empresa abrigada na Companhia de Desenvolvimento do Pólo de Alta Tecnologia de Campinas (Ciatec), cerca de 300 carteiras eletrônicas já estão sendo utilizada na Escola Municipal Maria Celina. De acordo com Victor Mammana, idealizador do projeto, o diferencial da carteira é justamente a superfície de interação. “Como diz Bill Gates, a próxima revolução não será de conteúdo nem da forma de apresentá-lo, mas, sim, da maneira como o corpo humano irá interagir com a tecnologia”, afirma. O projeto tem apoio da Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação.
(Renata Chamarelli)
Leia mais
Softwares on-line tornam as aulas mais dinâmicas
Professor usa
Edição 2 - Novas Tecnologias na Educação
Notícias
Blogs: descubra aqui como criar o da sua turma
Vídeos
+
Saiba como criar seu próprio blog com a video-aula do professor Moisés André Nisenbaum (CEFET/RJ)
Autor: Moisés André Nisenbaum
Inúmeros professores já incorporaram o uso do blog a suas atividades didáticas. É mais uma ferramenta que vem sendo utilizada para contribuir no processo de ensino-aprendizagem, estimulando os alunos a escreverem mais. O blog é uma forma rápida e simples de você e seus alunos colocarem na internet as informações que desejam, democratizando o acesso a temas escolhidos por vocês.
O professor Moisés André Nisenbaum, do Cefet-Rio elaborou uma vídeo-aula ensinando a criar um blog. Acesse abaixo.
Para ter mais informações sobre como criar um blog conheça também a seção de Recursos Digitais (blog) neste Portal
(
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.listAll.action).
Edição 2 - Novas Tecnologias na Educação
Notícias
Softwares on-line tornam as aulas mais dinâmicas
Professor Eziquiel Menta
Autor: arquivo pessoal
Troca de informações, interatividade e colaboração. Estas são as características da segunda geração da rede mundial de computadores, a chamada Web 2.0. Com a utilização de ambientes virtuais, os sites estão deixando de ser estática para se tornarem uma ferramenta mais dinâmica. Blogs, wikis e demais ferramentas on-line que permitem a interação do público estão cada vez mais disseminadas na internet. Ambientes on-line possibilitam a interação não só de internautas como também entre programas.
A utilização destas tecnologias nas escolas segue o mesmo caminho. Apesar de ainda serem minoria, o número de professores que utilizam blogs cresce a cada dia. Há comunidades com mais de 500 professores cadastrados. Da mesma forma, o número de ambientes on-line também está aumentando.
Ao citar mais de 20 ferramentas virtuais, o especialista em informática na educação, Eziquiel Menta, da Secretaria de Educação do Estado do Paraná, destaca a importância de se compreender os benefícios de cada recurso digital. “Estes programas são muito interessantes, mas é necessário saber utilizá-los de forma planejada”, alerta.
Conheça as ferramentas de vídeo, áudio, mapas e redes sociais disponíveis na internet:
Vídeo
Mogulos -
http://www.mogulus.com/ Ambiente possibilita a criação de canais de televisão on-line de forma colaborativa.
UStreamTV -
http://www.ustream.tv/ Programa permite a transmissão de canal de televisão via internet.
You Tube -
http://www.youtube.com/ Site disponibiliza vídeos na internet.
Jumpcut -
http://www.jumpcut.com/ Site permite a publicação, edição e remixagem de vídeos online.
Dotsub.com -
http://audacity.sourceforge.net Ambiente virtual permite acrescentar legendas em vídeos. Pode ser utilizado em aulas de idiomas.

Áudio
Audacity -
http://audacity.sourceforge.net Programa de edição de áudio que deve ser baixado para o computador.
Podcast1.com -
http://www.podcast1.com.br Ambiente virtual de hospedagem e edição de podcasts (programas de rádio que podem ser escutados ou baixados pela internet).
Podmatic -
http://podomatic.com/ Site oferece hospedagem e edição de podcasts na internet.
Louddblog -
http://loudblog.com/ Site oferece hospedagem e edição de podcasts na internet

Mapa
MindMeister.com -
http://www.mindmeister.com/ Ambiente virtual possibilita a criação de mapas conceituais on-line.
CMAP Tools -
http://cmap.ihmc.us/ Ambiente virtual possibilita a criação de mapas conceituais on-line.
Produção Colaborativa
Wiki -
pt.wikipedia.org/ Site permite a produção de textos de forma colaborativa.
Wikimapia -
http://wikimapia.org/ Site utiliza o Google Maps e permite a localização de endereços de forma colaborativa.
Vyew.com -
http://vyew.com Site permite criar webconferência gratuita.

Conheça mais opções acessando a seção Softwares de Edição (
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.listAll.action)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/newsSoftwareOnLine.action

(Renata Chamarelli)
Leia mais
Lousa digital, carteiras eletrônicas e animações em 3D: ferramentas da escola do futuro
Professor usa criatividade para incentivar alunos
Blogs: descubra aqui como criar o da sua turma
Enquete
Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!
Espanhol na Escola Material Didático Recreio Criativo
Resultados anteriores
Fim do Conteúdo
Início do Menu
Espaço da Aula
Jornal do Professor
Editorial
Notícias
Espaço do Professor
Seus Direitos
Cultura
Voz do Aluno
Eventos
Entrevista
Fotos
Vídeos
Recursos Educacionais
Cursos e Materiais
Interação e Colaboração
Links
Final do Menu
Navegação
Informações da Página
Como se cadastrar na Plataforma Freire Tv Escola BIOE - Banco Internacional de Objetos Educacionais Domínio Público
Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia

Novas Tecnologias na Educação
Notícias
Professor usa criatividade para incentivar alunos
Professor Jaime Campos
Autor: Fátima Schenini
A busca por novos materiais que pudessem despertar o interesse dos estudantes para o aprendizado de álgebra levou ao computador o professor de matemática e ciências naturais das séries finais do ensino fundamental, Jaime Pereira Antunes Campos, do Centro de Ensino Fundamental da Vila Planalto, no Distrito Federal. Em 2007, navegando na internet, ele encontrou uma apresentação de power point sobre “produtos notáveis”. Adaptou este conteúdo, destinado à sétima série, para a linguagem html, dando início a uma nova etapa em suas aulas.
“Os alunos ficaram mais interessados e mais concentrados. Ficaram também mais solidários, prontos a ajudar os colegas e os professores em caso de dúvidas relativas à informática” , diz Jaime Campos. Ele destaca que a apresentação dos trabalhos foi uma oportunidade para os alunos revelarem seus talentos. “Até então, não tínhamos idéia da desenvoltura que alguns estudantes tinham.” Os alunos trabalharam com planilhas excel e construção de gráficos e os resultados obtidos foram publicados no blog do professor (
http://prof-jaime-matematica.blogspot.com/).
Jaime Campos explica que, neste ano, vai aproveitar a realização das Olimpíadas, na China, para trabalhar conteúdos de matemática. O tema também será aproveitado pelas demais disciplinas. “Os estudantes vão conhecer os países participantes das Olimpíadas, na ótica de cada disciplina. Nas aulas de matemática vão produzir gráficos mostrando dados de renda e população dos países participantes do evento”, diz. Os trabalhos serão feitos em equipe e, no final, serão apresentados em forma de seminário, para todos os professores, valendo como uma das notas do bimestre. No final, serão publicados na internet.
O professor acredita que o uso do computador e da internet na escola reforça a auto-estima dos alunos, possibilita acesso a informações atualizadas, desperta novas habilidades, e abre portas para o descobrimento de vocações, apontando caminhos para o futuro dos jovens estudantes. “Aproveitamos também para abordar outras questões, como direitos autorais. Explicamos aos alunos que as pesquisas na internet não devem ser só na base de copiar e colar, e que é preciso resguardar os direitos dos autores”. (Fátima Schenini)

Nenhum comentário:

Postar um comentário