segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Sugestão:

DIAGNÓSTICO DE LEITURA

- Lê convencionalmente com fluência e compreensão;
- Decodifica o texto, mas não tem fluência;
- Decodifica o texto, mas não compreende o que lê;
- Lê algumas palavras, ou parte delas, adivinha o resto, atribuindo significado ao texto;
- Apóia-se na ilustração para fazer a leitura e constrói um texto com características da oralidade;
- Apóia-se na ilustração, mas sabe que se lê na parte escrita;
- Lê somente nas ilustrações, mas estabelece relações entre elas;
- Simplesmente nomeia ou descreve as ilustrações, sem perceber que existe uma relação entre elas.
- Não se propõe a ler.

COMO CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR

- Fazer parte da rotina diária a leitura de história e de bons textos para os alunos .
- Planejar a leitura – texto deve ser bem escolhido e a leitura estudada
- Repetir a leitura das mesmas histórias e deixar que completem ou antecipem determinados trechos
- Ler diferentes formas cada texto (intermediação da oralidade, variando a entonação, fazendo suspense, dramatizando.)
- Permitir interação durante ou após a leitura
Ex.: Perguntas
Antecipações, etc.
- Pedir para reproduzirem a história lida:
oralmente
dramatizando
Com desenhos
Com escrita
- Possibilitando acesso o material de leitura significativo e interessante. Ex.:
- Comentar sobre livros que leu e acharam interessantes e pedir que os alunos também o façam mesmo que não tenham, sido seus próprios leitores.
- Material de leitura ao alcance dos alunos
- Trabalhar com textos que permitam memorização, organizar coletâneas com eles e incentivar a fazer leitura de memória.
- Levar para a sala de aula embalagens vazias, folhetos de propaganda, catálogo de livros etc.
- Crie situações em que a leitura se faça necessária
SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA:

Construção da base alfabética
Transcrição da fala
Construção da ortografia

Atividade que levem à consciência sonora :

- Rimas ( poesias, músicas, adivinhas, parlendas);
- Contagem de letras;
- Escrita com letras móveis.

Atividades com modelos estáveis:

- Nomes próprios;
- Rótulos;
- Folhetos e propagandas;
- Títulos de histórias e outros textos;
- Listas.

Atividades que permitem a livre expressão do aluno:

( indagar o que a criança quis escrever, atribuir sentido a suas tentativas de escrita e traduzi-las para a escrita convencional)
- Produção coletiva de textos

Atividades de leitura que envolva, além da escrita, imagens e sinais.

- Leitura de textos memorizados;
- Ler diariamente para os alunos

Atividades que levem a percepção de que a escrita não representa a fala, mas a língua:

- Escrita de pequenos trechos de memória;
- Rimas ( poesia, músicas, adivinhas e parlendas)
- Bilhetes, avisos, recados;
- Trechos de história.

Produção coletiva de textos:

- Revisão e reescrita coletiva e individual de textos;
- Jogos
- Leitura de textos pelos alunos e pelo professor.

Construção de regras:

- por hipóteses contextuais: mp/mb, r/rr, s/ss, g/gu, c/qu;
- por memorização: g/j, ch/x, e/i, o/u, s/z, s/ss, ç/c/sc e acentuação nasal ( m, n, til)

Produção de textos livres e reproduzidos:

- Revisão e reescrita coletiva e individual de textos;
- Jogos;
- Leitura de diferentes textos, de acordo com interesse dos alunos;
- Desmontagem de pequenos textos para se perceber as estratégias utilizadas pelo autor.
Obs.: Para se fazer uma intervenção mais adequada é importante que o professor esteja atento às marcas produzidas pelas crianças e forneça pistas para um texto mais claro e coerente.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES


1. Leitura de histórias e outros textos
Desperta e desenvolve o gosto pela leitura;
Favorece o conhecimento intuitivo da escrita;
Possibilita a internalizarão do discurso escrito – por exemplo, a leitura freqüente de texto narrativo favorece a apropriação da estrutura da narrativa e do uso de elementos de coesão, (conjunções, advérbios, preposições etc), contribuindo para que o aluno produza textos mais claros e coerentes.

2. Elaboração de jornal
Possibilita que o aluno se exercite na produção de diferentes tipos de texto (narrativo, informativo, argumentativo, publicitário, humorístico etc);
Desenvolve habilidades de: planejamento do jornal; coleta e organização de informações; escolha do tipo de texto mais adequado à finalidade definida; informações; planejamento do texto a ser escrito, de acordo com a modalidade textual (narrativo, publicitário, argumentativo etc.); revisão e reescrita de texto; diagramação; ilustração.

3. Títulos (de histórias e outros textos)
Favorecem a leitura do texto (ajudam a antecipar o conteúdo/mensagem do texto);
Ajudam a estabelecer relação entre texto e contexto (construção do sentido);
Contribuem para a alfabetização inicial:
- São modelos de escrita convencional – quando, após uma leitura feita, o professor registra o título na lousa ou num cartaz para o aluno copiar no caderno;
- Levam a pensar sobre a escrita – quando o aluno é solicitado a escrever o título da história lida, como souber;
- Possibilitam observar a separação das palavras numa frase;
- Podem ser utilizados em diferentes atividades (dar títulos a desenhos, contos etc.);

4. Elaboração de listas
Contribui para a alfabetização inicial por quê?
- Mostra a escrita com função de informação e registro;
- Serve de modelo de escrita convencional e apoio para escrita espontânea;
- Leva a pensar sobre a escrita (quando solicitado a escrever uma lista, como souber, tem que pensar sobre quais letras colocar, quantas, em que ordem...).

5. Trabalho com nomes próprios
· Os nomes próprios são uns ótimos pontos de partida para a alfabetização por quê?
· São palavras significativas para os alunos;
· Funcionam como modelos estáveis de escrita convencional;
· Propiciam o confronto entre diferentes escritas ( diferentes nomes têm letras diversas, diferentes quantidades e arranjos de letras ) :
- Fornecem informações sobre letras e outras convenções da escrita de palavras (variedade, quantidade, posição das letras na palavra).

6. Atividades com letras móveis:
Facilitam a alfabetização inicial por que:
· Os alfabetizandos arriscam-se mais em suas tentativas de escrita e corrigem com mais rapidez e menos esforço quando erram;
· Favorecem a reflexão sobre a escrita: que letras usarem quantas, em que ordem;
· Facilitam o acompanhamento do processo da criança pelo professor;
· Estimulam a cooperação entre os colegas – os mais adiantados ajudam os que têm dificuldades.

Jogos
Levam ao reconhecimento das letras do alfabeto;
Ajudam a relacionar som e grafia;
Contribui para percepção de como se combinam letras para formar palavras;
Fixam a grafia correta de palavras mais usuais;
Favorecem a aprendizagem de conteúdos gramaticais.

Revisão e reescrita coletiva e individual do texto
· Desenvolve a consciência da necessidade de estruturar bem o texto, evitando lacunas e repetições utilizando eixos de coesão próprios da escrita e pontuação;
Favorece o uso adequado da concordância verbal, nominal e pronominal;
Contribui para a grafia correta das palavras mais usadas.

Trabalho com rimas: poesias, letras de músicas, parlendas, adivinhas etc.
Desperta e desenvolve o gosto por esse tipo de texto;
Desenvolve a sensibilidade e a criatividade;
Ajuda a desenvolver a consciência sonora, fundamental para a alfabetização;
Familiariza o aluno com aspectos discursivos do texto poético: rima, ritmo, repetição, uso de metáforas e aspectos gráficos de organização desse tipo de texto;
Por ser fácil de memorizar, o texto poético pode ser usado na alfabetização inicial:
- Como modelo de escrita convencional;
- Como texto para “leitura de memória”;
- Para atividades lúdicas do tipo: descobrir a palavra que falta, colocar em ordem os versos, remontar estrofes, recortando e colando as palavras da poesia, canção ou parlenda etc.

10. Trabalho com rótulos e propagandas
Possibilita o reconhecimento de nomes de marcas conhecidas;
Propicia o contato com diferentes tipos de letras;
Funciona como modelo de escrita convencional;
Leva a pensar sobre como se estruturam as palavras (letra inicial e final, relação entre som e grafia, posição das letras na palavra);
Favorece a capacidade de grafar certo número de palavras e frases curtas (apoiando-se na memória) mesmo antes de estar alfabetizado.

Professora Maria José da Silva Cardoso Ramos- PAE- Programa de Acompanhamento Escolar. Escola Municipal Álvaro Brandão. Dourado-MS

2 comentários:

  1. Querida Mary,

    Amei sua postagem!
    Parabéns!
    Tomei posse de algumas ideias ta?!

    Beijinhos de Luz,
    http://coordenacaopedagogica-ivanilda.blogspot.com/

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  2. Não há do que agradecer minha querida amiga!!!!!!!!!!!!!!!
    Estamos aqui, para compartilhar algumas das nossas experiências que deram certo na nossa prática pedagógica.
    Beijos com carinho amiga.

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