domingo, 27 de setembro de 2009

SUGESTÃO QUE RECEBI DA MINHA FORMAÇÃO EM TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO.

O que é um Sistema Operacional?
Um sistema operacional (SO) é formado por um conjunto de programas e rotinas computacionais que têm como objetivo criar uma camada de abstração entre o usuário (seja ele uma pessoa ou um aplicativo) e o hardware.
Além de abstrair ao usuário toda a complexidade de funcionamento do hardware, o SO é um gerenciador de recursos. Ele é responsável por controlar quais aplicações pode ser executado, quando os recursos (memória, disco, periféricos) podem ser utilizados, o sistema de arquivos, entre outras tarefas.
Existem vários sistemas operacionais, entre eles os mais utilizados normalmente, em computadores domésticos são o Microsoft Windows, o Linux e o Mac OS.
Apresentação
Conteúdos



Tutorial Windows XPTutorial Windows 98Tutorial GNU/LINUX

Apresentação
Conteúdos


O Windows XP é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Sua primeira versão foi lançada em 2001, mas atualmente é encontrado na versão Home (para uso doméstico) ou Professional (com mais recursos, voltados ao ambiente corporativo). A função do XP é comandar todo o trabalho do computador através de vários aplicativos nele presentes, oferecendo uma interface de interação com o usuário bastante rica e eficiente. Procure conhecer detalhadamente os recursos desse sistema operacional. O XP possui uma porção de acessórios muito úteis embutidos, tais como editor de textos, programa para desenho, programas de entretenimento (jogos, música e vídeos), acesso a internet e gerenciamento de arquivos.


WINDOWS 95/98







O que é Linux?


Linux refere-se a qualquer sistema operacional do tipo Unix que utiliza o núcleo (kernel) Linux. É um dos mais proeminentes exemplos de desenvolvimento com código aberto e de software livre. O seu código fonte está disponível sob GPL para qualquer pessoa utilizar, estudar, modificar e distribuir livremente. O termo GNU/Linux referencia aos sistemas operacionais Linux que utilizam programas de sistema GNU.
O kernel Linux foi criado em 1991 por Linus Torvalds, então um estudante finlandês, e hoje é mantido por uma comunidade mundial de desenvolvedores (que inclui programadores individuais e empresas como a IBM, a HP e a Hitachi), coordenada pelo mesmo Linus, agora um desenvolvedor reconhecido mundialmente.


Linus Torvalds
O Linux adota a GPL, uma licença livre - o que significa, entre outras coisas, que todos os interessados podem usá-lo e redistribuí-lo. Aliado a iversos outros softwares livres, como o KDE, o GNOME, o Apache, o Firefox, os softwares do sistema GNU e o OpenOffice.org, o Linux pode formar um ambiente moderno, seguro e estável para desktops, servidores e sistemas embarcado.
Tux, o logo e mascote do Linux





Acima você vê 3 telas do sistema operacional Linux em ambiente PC desktop. Mas o sistema funciona em dezenas de outras plataformas, desde mainframes (computadores de grande porte) até relógios de pulso, passando por várias arquiteturas: Intel, StrongARM, PowerPC, Alpha etc., com grande penetração também em dispositivos embarcados, como handhelds, vídeogames e centrais de entretenimento.
O sistema operacional Linux (ou GNU/Linux)
Logo que Linus Torvalds passou a disponibilizar o Linux, ele apenas disponibilizava o kernel (núcleo) de sua autoria juntamente com alguns utilitários básicos. O próprio usuário devia encontrar os outros programas, compilá-los e configurá-los e, talvez por isso, o Linux tenha começado a ter a fama e sistema operacional apenas para técnicos. Foi neste ambiente que surgiu a MCC (Manchester Computer Centre), a primeira distribuição Linux, feita pela Universidade de Manchester, na tentativa de poupar algum esforço na instalação do Linux.
Hoje em dia, um sistema operacional Linux completo (ou uma "distribuição de Linux") é uma coleção de softwares (livres ou não) criados por indivíduos, grupos e organizações ao redor do mundo, tendo o Linux como seu núcleo. Companhias como a Red Hat, a Novell/SUSE, a Mandriva (união da Mandrake com a Conectiva), bem como projetos de comunidades como o Debian, o Ubuntu, o Gentoo e o Slackware, compilam o software e fornecem um sistema completo, pronto para instalação e uso.
As distribuições de GNU/Linux começaram a ter maior popularidade a partir da segunda metade da década de 1990, como uma alternativa livre para os sistemas operacionais Microsoft Windows e Mac OS, principalmente por parte de pessoas acostumadas com o Unix na escola e no trabalho. O sistema tornou-se popular no mercado de servidores, principalmente para a Web e servidores de bancos de dados, inclusive no ambiente corporativo - onde também começou a ser adotado em desktops especializados.
No decorrer do tempo várias distribuições surgiram e desapareceram, cada qual com sua característica. Algumas distribuições são maiores outras menores, dependendo do número de aplicativos e sua finalidade. Algumas distribuições de tamanhos menores cabem em um disquete com 1,44 MB, outras precisam de vários CDs, existem até algumas que tem versões em DVD. Cada uma tem seu público e sua finalidade.
Veja também a questão O que é uma distribuição de Linux.
Download ou aquisição do Linux
Embora provavelmente a forma mais fácil de obter o Linux seja através dos CDs distribuídos como brinde em diversas revistas nacionais (escolha sempre uma versão recente!), o jeito mais fácil de obter sua cópia sem desembolsar nada a mais é através do download de imagens ISO, que são arquivos (geralmente por volta de 650MB cada um) trazendo o conteúdo completo de um CD-ROM, prontos para serem gravados em um CD, permitindo assim que você obtenha cópias idênticas de um CD original. Verifique na ajuda do seu programa favorito de gravação de CDs como fazer para gravar a partir de uma imagem ISO - quase todos os programas populares dispõem deste recurso, e a operação em geral é simples.
Algumas distribuições (como o Knoppix e o brasileiro Kurumin) são especialmente disponibilizadas na forma de Live CDs, capazes de rodar diretamente do CD e dispensando instalação no disco de seu computador - é uma boa forma de ter seu primeiro contato.
Como o Linux é um software livre, a maior parte dos produtores disponibiliza imagens ISO contendo exatamente o mesmo conteúdo dos CDs vendidos em lojas ou na Internet, e você pode fazer o que quiser com elas. Você pode procurar suas imagens ISO no site de sua distribuição preferida - às vezes será necessário fazer o download de mais do que uma imagem, e em outros casos o download da primeira imagem é obrigatório, e o das outras é opcional. Raras são as distribuições que não disponibilizam imagens ISO de instalação.
Se preferir, procure no site linuxiso.org, cuja especialidade é apontar links para imagens ISO dos CDs das distribuições de Linux do mundo todo.
Como se trata de um download grande (uma distribuição em 3 CDs corresponde a quase 2GB de dados), certifique-se de ter espaço suficiente no seu HD, e utilize um bom gerenciador de download.
Artigo adaptado de: CAMPOS, Augusto. O que é Linux. BR-Linux. Florianópolis, março de 2006.Veja Artigo completo
Referências
BR-Linux
The Linux Home Page at Linux Online
Linux.com: The Enterprise Linux Resource
Linux - Wikipédia
Linux - Wikipedia, the free encyclopedia
The Linux Documentation Project
Escolhendo, obtendo e gravando o Linux: como fazer o download ou comprar
O que é uma distribuição de Linux

Nenhum comentário:

Postar um comentário