As novas mídias interativas, atualmente exercem grande influência em nossas vidas, pois, sem elas, torna-se quase impossível a realização de tarefas diárias, o que tem influenciado o nosso modo de vida através de novas e necessárias formas de se comunicar. Podemos dizer que utilizamos de muitas tecnologias o tempo todo, desde o momento em que acordamos, até mesmo durante o repouso noturno. Vamos aderir de forma significativa as Tecnologias na Educação(Mídias).
sábado, 9 de abril de 2011
atividade 01-Ecopedagogia
ATIVIDADE 01 Para refletirmos.
De acordo com Gadotti * “O desenvolvimento sustentável tem um componente educativo formidável: a preservação do meio ambiente depende de uma consciência ecológica e a formação da consciência depende da educação. É aqui que entra em cena a ecopedagogia. Ela é uma pedagogia para a promoção da aprendizagem do sentido das coisas a partir da vida cotidiana” ( * pagina 9; Pedagogia da terra: Ecopedagogia e educação sustentável, (1994)
Para refletirmos.
Vamos nos unir.
De acordo com Gadotti * “O desenvolvimento sustentável tem um componente educativo formidável: a preservação do meio ambiente depende de uma consciência ecológica e a formação da consciência depende da educação. É aqui que entra em cena a ecopedagogia. Ela é uma pedagogia para a promoção da aprendizagem do sentido das coisas a partir da vida cotidiana” ( * pagina 9; Pedagogia da terra: Ecopedagogia e educação sustentável, (1994)
Para refletirmos.
Vamos nos unir.
terça-feira, 5 de abril de 2011
O QUE É ECOPEDAGOGIA
A Ecopedagogia é um conjunto de princípios fundamentado na consciência de cada ser humano que pertence e reside em um único planeta, ampliando a solidariedade e a cidadania ecologicamente corretas, isto é, evitando lesões ao meio ambiente, local no qual moramos.
É um aprendizado orientado para o conhecimento dos elementos naturais que definem o equilíbrio à vida cotidiana, por meio da promoção de ações sustentáveis, como o manejo e o controle dos recursos ambientais de maneira a garantirem as demandas atuais e posteriores de consumo e necessidades básicas.
São alguns princípios da Ecopedagogia:
• O planeta como uma única comunidade.
• A Terra como mãe, organismo vivo e em evolução
• Uma nova consciência que sabe o que é sustentável, apropriado e faz sentido para a nossa existência.
• A ternura para com essa casa, pois nosso endereço é a Terra.
• Uma pedagogia que promove a vida por meio do envolvimento humano, do compartilhamento de problemas e da busca por soluções ecologicamente viáVEIS
• Novas atitudes: reeducar o olhar e o coração.
• A cultura da sustentabilidade através da “ecoformação” objetivando a ampliar nossa visão de mundo.
O tema ambiental está diretamente ligado não só à qualidade, mas à duração e à qualidade de vida – animal, vegetal e humana - no planeta. O último relatório da ONU, divulgado em Paris em 02 de fevereiro de 2007, dá conta que a deterioração ambiental vem ocorrendo em um ritmo acelerado, deste modo, mais do que nunca, é fundamental e imprescindível a implicação da escola nesta questão, trabalhando aspectos do meio ambiente de forma transversal, interdisciplinar e transdisciplinar.
É um aprendizado orientado para o conhecimento dos elementos naturais que definem o equilíbrio à vida cotidiana, por meio da promoção de ações sustentáveis, como o manejo e o controle dos recursos ambientais de maneira a garantirem as demandas atuais e posteriores de consumo e necessidades básicas.
São alguns princípios da Ecopedagogia:
• O planeta como uma única comunidade.
• A Terra como mãe, organismo vivo e em evolução
• Uma nova consciência que sabe o que é sustentável, apropriado e faz sentido para a nossa existência.
• A ternura para com essa casa, pois nosso endereço é a Terra.
• Uma pedagogia que promove a vida por meio do envolvimento humano, do compartilhamento de problemas e da busca por soluções ecologicamente viáVEIS
• Novas atitudes: reeducar o olhar e o coração.
• A cultura da sustentabilidade através da “ecoformação” objetivando a ampliar nossa visão de mundo.
O tema ambiental está diretamente ligado não só à qualidade, mas à duração e à qualidade de vida – animal, vegetal e humana - no planeta. O último relatório da ONU, divulgado em Paris em 02 de fevereiro de 2007, dá conta que a deterioração ambiental vem ocorrendo em um ritmo acelerado, deste modo, mais do que nunca, é fundamental e imprescindível a implicação da escola nesta questão, trabalhando aspectos do meio ambiente de forma transversal, interdisciplinar e transdisciplinar.
ECOPEDAGOGIA
ESTOU PARTICIPANDO DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DE ECOPEDAGOGIA,PELO MEC E RONDONÓPOLIS-MT.ESTOU MUITO FELIZ PORQUE IRÁ CONTRIBUIR MUITO NO MEU TRABALHO, OU MELHOR , JÁ ESTA CONTRIBUINDO.PRETENDO DESENVOLVER PROJETO COM MEUS ALUNOS,POIS ACREDITO SER UM TEMA MARAVILHOSO"MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE".Existe a necessidade de conciliar a teoria com a prática no cotidiano, garantindo, assim, o futuro da humanidade e demais seres vivos do planeta. Logo, precisamos desenvolver a valorização da vida, diretamente voltaremos a nos integrar com a natureza e consequentemente procuraremos preservar o meio ambiente, pois teremos uma noção clara de que tudo é integrado. Somos parte da natureza, contudo, devido a inúmeros fatores, esquecemos disto. O tema Educação Ambiental faz-se imprescindível para colocar em prática no cotidiano, através de pequenos atos, que darão início às grandes transformações que devem ser assumidas por todos neste século XXI.
sábado, 19 de março de 2011
Professora Raquel da Sala de Tecnologia na Educação
Ela esta organizando os Projetos realizados pelos alunos na Sala de Tecnologia que irão ser exposto no telão para os pais visualizarem.
diretora da Escola Izabel Muzzi
Mulher de grande competencia e responsabilidade naquilo que faz.Parabéns Maria Inez, vc é nota dez.Zela pela escola e por uma Educação de qualidade.
Como utilizar as tecnologias na escola .
Como utilizar as tecnologias na escola
Encontrei um site muito bacana http://www.eca.usp.br/prof/moran/textost.htm com diversos textos, artigos e entrevistas que debatem o tema da tecnologia atrelada à educação...
Escolhí um texto que fala sobre "Como utilizar as tecnologias na escola" escrito por José Manuel Moran, Especialista em inovações na educação.
O autor fala sobre o uso de algumas tecnologias no ambiente escolar,seuspontos positivos e negativos, e o papel do professor frente a essas possibilidades.
Moran, começa o texto falando sobre o uso das tecnologias para organizar a informação: nos alerta sobre o enorme fluxo de informações ao qual estamos expostos e sobre a importância do professor ao saber dividir os processos de organização e provocação em sala de aula; de modo que o aluno seja provocado e instigado a aprender, mas que também tenha a posssibilidade de sintetizar e se apropriar do que aprendeu.
"Do ponto de vista metodológico, o educador precisa aprender a equilibrar processos de organização e de “provocação” na sala de aula. (...) Nem o sistematizador nem o questionador podem prevalecer no conjunto. É importante equilibrar organização e inovação; sistematização e superação.processos de organização e de “provocação” na sala de aula. "
Num segundo momento, o autor discute sobre as tecnologias para ajudar na psquis , e trata de ferramnetas muito interessantes como a Webquest, e nos faz pensar sobre a maneira que trabalhamos a pesquisa com nossos alunos; se estão sendo orientados, se estão aprendendo e qual a qualidade desse aprendizado.
"O foco da aprendizagem é a busca da informação significativa, da pesquisa, o desenvolvimento de projetos e não predominantemente a transmissão de conteúdos específicos. (...) Os professores podem ajudar os alunos incentivando-os a saber perguntar, a enfocar questões importantes, a ter critérios na escolha de sites, de avaliação de páginas, a comparar textos com visões diferentes. "
A última parte do texto se refere as Tecnologias para comunicação e publicação, onde o autor fala sobre o uso de: blogs, fotologs, videologs e weblogs e também sobre o uso do PodCast.
"A escola, com as redes eletrônicas, abre-se para o mundo; o aluno e o professor se expõem, divulgam seus projetos e pesquisas, são avaliados por terceiros, positiva e negativamente. (...) A escola sai do seu casulo, do seu mundinho e se torna uma instituição onde a comunidade pode aprender contínua e flexivelmente. (“...) Quando focamos mais a aprendizagem dos alunos do que o ensino, a publicação da produção deles se torna fundamental.”
Leio muito os textos de Moran porque acho fundamental.Por isso que recomendo as pessoas também lêem.
Encontrei um site muito bacana http://www.eca.usp.br/prof/moran/textost.htm com diversos textos, artigos e entrevistas que debatem o tema da tecnologia atrelada à educação...
Escolhí um texto que fala sobre "Como utilizar as tecnologias na escola" escrito por José Manuel Moran, Especialista em inovações na educação.
O autor fala sobre o uso de algumas tecnologias no ambiente escolar,seuspontos positivos e negativos, e o papel do professor frente a essas possibilidades.
Moran, começa o texto falando sobre o uso das tecnologias para organizar a informação: nos alerta sobre o enorme fluxo de informações ao qual estamos expostos e sobre a importância do professor ao saber dividir os processos de organização e provocação em sala de aula; de modo que o aluno seja provocado e instigado a aprender, mas que também tenha a posssibilidade de sintetizar e se apropriar do que aprendeu.
"Do ponto de vista metodológico, o educador precisa aprender a equilibrar processos de organização e de “provocação” na sala de aula. (...) Nem o sistematizador nem o questionador podem prevalecer no conjunto. É importante equilibrar organização e inovação; sistematização e superação.processos de organização e de “provocação” na sala de aula. "
Num segundo momento, o autor discute sobre as tecnologias para ajudar na psquis , e trata de ferramnetas muito interessantes como a Webquest, e nos faz pensar sobre a maneira que trabalhamos a pesquisa com nossos alunos; se estão sendo orientados, se estão aprendendo e qual a qualidade desse aprendizado.
"O foco da aprendizagem é a busca da informação significativa, da pesquisa, o desenvolvimento de projetos e não predominantemente a transmissão de conteúdos específicos. (...) Os professores podem ajudar os alunos incentivando-os a saber perguntar, a enfocar questões importantes, a ter critérios na escolha de sites, de avaliação de páginas, a comparar textos com visões diferentes. "
A última parte do texto se refere as Tecnologias para comunicação e publicação, onde o autor fala sobre o uso de: blogs, fotologs, videologs e weblogs e também sobre o uso do PodCast.
"A escola, com as redes eletrônicas, abre-se para o mundo; o aluno e o professor se expõem, divulgam seus projetos e pesquisas, são avaliados por terceiros, positiva e negativamente. (...) A escola sai do seu casulo, do seu mundinho e se torna uma instituição onde a comunidade pode aprender contínua e flexivelmente. (“...) Quando focamos mais a aprendizagem dos alunos do que o ensino, a publicação da produção deles se torna fundamental.”
Leio muito os textos de Moran porque acho fundamental.Por isso que recomendo as pessoas também lêem.
Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias
Atualmente estamos enfrentando uma grande mudança de paradigmas educacionais no âmbito tecnológico, alunos não suportam mais aulas expositivas em que o professor é o centro das atenções. As escolas adotam Novas Tecnologias, porém, continuam fazendo o de sempre - ilustrando conteúdos.
Segundo o autor José Manuel Moran, as tecnologias já é realidade no cotidiano do estudante e do professor, no entanto, a escola deverá repensar e redefinir seu papel na sociedade e no processo de ensino aprendizagem. O primeiro espaço é de uma sala de aula equipada com atividades diversificadas, integradas ao domínio técnico-pedagógico do professor.
Uma boa infra-estrutura torna-se cada vez mais necessária, um projetor multimídia com acesso a internet permite que professores e alunos mostrem simulações virtuais. Além disso, vídeos, jogos, matérias em CD, DVD e páginas da WEB ao vivo servem como apoio didático e metodológico. Em função dessas novas ferramentas, o educador deverá questionar, tencionar e provocar o nível de compreensão existente dos educandos.
Dessa forma, coloca-se como desafio a flexibilidade do currículo e a capacitação dos professores frente as novas mudanças digitais. Dado que a tecnologia proporciona um fácil acesso dos estudantes aos materiais previamente preparados pelos professores, o papel do professor passará a ser mais o de um mentor ou animador do aprendizado e não apenas a fonte dos conhecimentos. O acesso dos estudantes à informação fará que a orientação e a evolução passem a ser processos mais positivos e próximos graças ao uso eficiente dessas tecnologias.
São palavras do Moran que vale a pena frisar e efletir.
Segundo o autor José Manuel Moran, as tecnologias já é realidade no cotidiano do estudante e do professor, no entanto, a escola deverá repensar e redefinir seu papel na sociedade e no processo de ensino aprendizagem. O primeiro espaço é de uma sala de aula equipada com atividades diversificadas, integradas ao domínio técnico-pedagógico do professor.
Uma boa infra-estrutura torna-se cada vez mais necessária, um projetor multimídia com acesso a internet permite que professores e alunos mostrem simulações virtuais. Além disso, vídeos, jogos, matérias em CD, DVD e páginas da WEB ao vivo servem como apoio didático e metodológico. Em função dessas novas ferramentas, o educador deverá questionar, tencionar e provocar o nível de compreensão existente dos educandos.
Dessa forma, coloca-se como desafio a flexibilidade do currículo e a capacitação dos professores frente as novas mudanças digitais. Dado que a tecnologia proporciona um fácil acesso dos estudantes aos materiais previamente preparados pelos professores, o papel do professor passará a ser mais o de um mentor ou animador do aprendizado e não apenas a fonte dos conhecimentos. O acesso dos estudantes à informação fará que a orientação e a evolução passem a ser processos mais positivos e próximos graças ao uso eficiente dessas tecnologias.
São palavras do Moran que vale a pena frisar e efletir.
Assinar:
Postagens (Atom)