sábado, 19 de março de 2011

Como utilizar as tecnologias na escola .

Como utilizar as tecnologias na escola


Encontrei um site muito bacana http://www.eca.usp.br/prof/moran/textost.htm com diversos textos, artigos e entrevistas que debatem o tema da tecnologia atrelada à educação...
Escolhí um texto que fala sobre "Como utilizar as tecnologias na escola" escrito por José Manuel Moran, Especialista em inovações na educação.
O autor fala sobre o uso de algumas tecnologias no ambiente escolar,seuspontos positivos e negativos, e o papel do professor frente a essas possibilidades.
Moran, começa o texto falando sobre o uso das tecnologias para organizar a informação: nos alerta sobre o enorme fluxo de informações ao qual estamos expostos e sobre a importância do professor ao saber dividir os processos de organização e provocação em sala de aula; de modo que o aluno seja provocado e instigado a aprender, mas que também tenha a posssibilidade de sintetizar e se apropriar do que aprendeu.
"Do ponto de vista metodológico, o educador precisa aprender a equilibrar processos de organização e de “provocação” na sala de aula. (...) Nem o sistematizador nem o questionador podem prevalecer no conjunto. É importante equilibrar organização e inovação; sistematização e superação.processos de organização e de “provocação” na sala de aula. "
Num segundo momento, o autor discute sobre as tecnologias para ajudar na psquis , e trata de ferramnetas muito interessantes como a Webquest, e nos faz pensar sobre a maneira que trabalhamos a pesquisa com nossos alunos; se estão sendo orientados, se estão aprendendo e qual a qualidade desse aprendizado.
"O foco da aprendizagem é a busca da informação significativa, da pesquisa, o desenvolvimento de projetos e não predominantemente a transmissão de conteúdos específicos. (...) Os professores podem ajudar os alunos incentivando-os a saber perguntar, a enfocar questões importantes, a ter critérios na escolha de sites, de avaliação de páginas, a comparar textos com visões diferentes. "
A última parte do texto se refere as Tecnologias para comunicação e publicação, onde o autor fala sobre o uso de: blogs, fotologs, videologs e weblogs e também sobre o uso do PodCast.
"A escola, com as redes eletrônicas, abre-se para o mundo; o aluno e o professor se expõem, divulgam seus projetos e pesquisas, são avaliados por terceiros, positiva e negativamente. (...) A escola sai do seu casulo, do seu mundinho e se torna uma instituição onde a comunidade pode aprender contínua e flexivelmente. (“...) Quando focamos mais a aprendizagem dos alunos do que o ensino, a publicação da produção deles se torna fundamental.”
Leio muito os textos de Moran porque acho fundamental.Por isso que recomendo as pessoas também lêem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário