domingo, 4 de março de 2012

Aula para o dia 6/3/2012- Conceito sobre Simetria

SIMETRIA
A simetria é uma característica que pode ser observada em algumas formas geométricas, equações matemáticas ou outros objetos. O seu conceito está relacionado com o de isometria (e às operações geométricas associadas: reflexão, reflexão deslizante, rotação e translação).Neste artigo serão consideradas apenas a reflexão e a reflexão deslizante, que, na maioria dos textos, são as operações da isometria que estão diretamente relacionadas com a simetria.Através da reflexão, uma imagem é invertida em relação a um eixo, formando-se uma imagem espelhada da original.
Simetria na geometria
Em termos geométricos, considera-se simetria como a semelhança exata da forma em torno de uma determinada linha reta (eixo), ponto ou plano. Se, ao rodarmos a figura, invertendo-a, ela for sobreponível ponto por ponto (segundo os princípios da geometria euclidiana), ela é simétrica.
OBS: Levar os alunos para Sala de Tecnologia na Educação, utilizar datashow, noot book e aparelho multimidia, explicar o conteúdo de matemática sobre o tema acima citado, citar exemplos na oralidade.
- Em seguida irmos para a sala de aula e trabalhar com exemplos práticos para fixarem melhor o assunto.

Um comentário:

  1. A aula de hoje foi bastante produtiva,onde adquirimos habilidades positivas sobre simetria e ciẽncia,tecnologia e sociedade.
    Continue assim professora maria josé.

    ResponderExcluir