1. Nome do cursista:
2. Professora Maria Jose da Silva Cardoso Ramos (matutino e vespertino)
3. Identificação do local:
Escola Municipal Pref.Alvaro Brandão.
Alunos atendidos: 1º Ano D e 4º B (total 55 alunos)
Duração: Março de 2011 a dezembro de 2011
3. Título do projeto
Projeto Meio Ambiente(ECOPEDAGOGIA)
4. Características do Projeto: INTERDISCIPLINAR
Conteúdos:
Língua Portuguesa:
• Leitura de Textos;
• Conceito de Meio ambiente;
Ciências:
• Tipos de plantas;
• Tipos de frutas;
• Animais;
• Poluição;
• Queimadas;
• RECURSOS NATURAIS – Ar, Água, Terra, Fauna, Flora..
História:
• Pesquisas relacionadas ao tema;
• Degradação contínua e histórica;
• Extinção dos animais
Geografia:
• Pesquisas relacionadas ao tema;
• Aumento progressivo do desmatamento;
• Preservação do meio ambiente;
• Áreas de degradação do meio ambiente;
• Áreas de poluição: urbano e rural.
• Área de Proteção Ambiental
Matemática:
• Adição, subtração;
• Números;
• Figuras geométricas;
• Problemas orais;
5. Descrição geral
O QUE O ALUNO PODERÁ APRENDER COM ESTA AULA:
• Reconhecer a importância do meio ambiente;
• Identificar-se como parte integrante do meio ambiente;
• Ampliar o conceito de meio ambiente e ecologia;
• Perceber a importância da participação individual e coletiva no cuidado com o meio ambiente.
• Conscientização dos aspectos ecológicos: água, ar e solo.
• Conscientização dos danos à ecologia ( poluição, desmatamento, erosão,etc)
6. Tecnologias/Mídias a serem utilizadas:
• Sala de tecnologia
• TV/DVD (filmes com o tema), movie make
• Máquina fotográfica digital (registro das atividades)
• Computador;
• Datashow; MÁQUINA FOTOGRÁFICA, ETC.
Jogos a serem utilizados na STE:
• Jogos com: quebra- cabeça; chuva de letrinhas; jogo da memória; identificação de números e letras; identificação de sons; jogo da sinuca.
• Jogos do Aladim: formação de palavras simples; números, seqüência numérica, literatura infantil, construção de frases, sínteses.
• Site: www.smartkids.com.br/cms/d/jogo: alfabeto; palavras simples; composição de palavras; organização de letras na palavra; jogos do alfabeto; inicial das palavras.
7. Comentários
Por que trabalhar este projeto:
Por ser um tema que afeta diretamente a vida das pessoas, o meio ambiente preservado é sinal de qualidade de vida.
É necessário o olhar urgente para o planeta que clama por ajuda, e que se não for tomada as devidas providências, os sinais que já estamos vendo se tornarão cada vez mais intensos, tornando a vida humana insuportável em várias partes do planeta.
“Texto Suporte”
Alerta para a Terra – SOS
Em todo o planeta, sinais de mudanças do clima podem ser sentidos:
• O nível dos oceanos está subindo em decorrência da erosão que assoreia o mar e eleva o seu nível nas áreas costeiras.
• Aumento da temperatura levando a água a ocupar o maior volume.
• Degelo nos pólos levando água para os oceanos.
• Na Antártica, as geleiras estão derretendo aos poucos e os pingüins estão ameaçados pelo derretimento das colotas polares.
• Na Ásia, 10% dos mamíferos estão sob risco de extinção.
• Nas Américas, 60% da Amazônia poderá virar cerrado.
• O El Nino, mediante o aquecimento global, poderá provocar secas e/ou enchentes em diferentes regiões.
O que é preocupante são os efeitos que essa mudança trará para o planeta. Seus sinais acumulam-se numa velocidade considerada inédita pelos cientistas.
Fonte: Granda, Fernanda Rodrigues Pinto. Livro: Dia-a-Dia do Professor, EJA. Ed. FAPI,2005
Atitude dos alunos:
Este é um tema sério que as crianças mesmo no seu mundo infantil já começa a sentir os seus efeitos como respiração difícil na época das queimadas, problemas respiratórios, surtos de dengue. Em vários momentos a criança precisa se ausentar da escola por problemas de saúde e que a causa vem de encontro a um meio ambiente sem cuidados pelo ser humano. Sempre procurei colocar estas questões do meio ambiente em um nível que a criança possa compreender o assunto. Dessa forma, colocando do jeito que a criança compreende, ela consegue dar opinião, desenhar sobre o assunto, fazer cartazes, pesquisar em casa, enfim, se envolver com o tema. Os alunos compreendem o que é meio ambiente e o que está acontecendo, conseguem na sua linguagem infantil expressar o que pensam do tema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário