segunda-feira, 11 de julho de 2011

PROJETO-ECOPEDAGOGIA-MEIO AMBIENTE

1. Nome do cursista:

2. Professora Maria Jose da Silva Cardoso Ramos (matutino e vespertino)

3. Identificação do local:

Escola Municipal Pref.Alvaro Brandão.

Alunos atendidos: 1º Ano D e 4º B (total 55 alunos)

Duração: Março de 2011 a dezembro de 2011



3. Título do projeto

 Projeto Meio Ambiente(ECOPEDAGOGIA)

4. Características do Projeto: INTERDISCIPLINAR

Conteúdos:

Língua Portuguesa:

• Leitura de Textos;

• Conceito de Meio ambiente;



Ciências:

• Tipos de plantas;

• Tipos de frutas;

• Animais;

• Poluição;

• Queimadas;

RECURSOS NATURAIS – Ar, Água, Terra, Fauna, Flora..



História:

• Pesquisas relacionadas ao tema;

• Degradação contínua e histórica;

• Extinção dos animais



Geografia:

• Pesquisas relacionadas ao tema;

• Aumento progressivo do desmatamento;

• Preservação do meio ambiente;

• Áreas de degradação do meio ambiente;

• Áreas de poluição: urbano e rural.

• Área de Proteção Ambiental



Matemática:

• Adição, subtração;

• Números;

• Figuras geométricas;

• Problemas orais;



5. Descrição geral

O QUE O ALUNO PODERÁ APRENDER COM ESTA AULA:

• Reconhecer a importância do meio ambiente;

• Identificar-se como parte integrante do meio ambiente;

• Ampliar o conceito de meio ambiente e ecologia;

• Perceber a importância da participação individual e coletiva no cuidado com o meio ambiente.

• Conscientização dos aspectos ecológicos: água, ar e solo.

• Conscientização dos danos à ecologia ( poluição, desmatamento, erosão,etc)



6. Tecnologias/Mídias a serem utilizadas:
• Sala de tecnologia

• TV/DVD (filmes com o tema), movie make

• Máquina fotográfica digital (registro das atividades)

• Computador;

• Datashow; MÁQUINA FOTOGRÁFICA, ETC.



Jogos a serem utilizados na STE:

• Jogos com: quebra- cabeça; chuva de letrinhas; jogo da memória; identificação de números e letras; identificação de sons; jogo da sinuca.
• Jogos do Aladim: formação de palavras simples; números, seqüência numérica, literatura infantil, construção de frases, sínteses.
• Site: www.smartkids.com.br/cms/d/jogo: alfabeto; palavras simples; composição de palavras; organização de letras na palavra; jogos do alfabeto; inicial das palavras.

7. Comentários

Por que trabalhar este projeto:

Por ser um tema que afeta diretamente a vida das pessoas, o meio ambiente preservado é sinal de qualidade de vida.

É necessário o olhar urgente para o planeta que clama por ajuda, e que se não for tomada as devidas providências, os sinais que já estamos vendo se tornarão cada vez mais intensos, tornando a vida humana insuportável em várias partes do planeta.

Texto Suporte”

Alerta para a Terra – SOS

Em todo o planeta, sinais de mudanças do clima podem ser sentidos:

• O nível dos oceanos está subindo em decorrência da erosão que assoreia o mar e eleva o seu nível nas áreas costeiras.

• Aumento da temperatura levando a água a ocupar o maior volume.

• Degelo nos pólos levando água para os oceanos.

• Na Antártica, as geleiras estão derretendo aos poucos e os pingüins estão ameaçados pelo derretimento das colotas polares.

• Na Ásia, 10% dos mamíferos estão sob risco de extinção.

• Nas Américas, 60% da Amazônia poderá virar cerrado.

• O El Nino, mediante o aquecimento global, poderá provocar secas e/ou enchentes em diferentes regiões.

O que é preocupante são os efeitos que essa mudança trará para o planeta. Seus sinais acumulam-se numa velocidade considerada inédita pelos cientistas.

Fonte: Granda, Fernanda Rodrigues Pinto. Livro: Dia-a-Dia do Professor, EJA. Ed. FAPI,2005

Atitude dos alunos:

Este é um tema sério que as crianças mesmo no seu mundo infantil já começa a sentir os seus efeitos como respiração difícil na época das queimadas, problemas respiratórios, surtos de dengue. Em vários momentos a criança precisa se ausentar da escola por problemas de saúde e que a causa vem de encontro a um meio ambiente sem cuidados pelo ser humano. Sempre procurei colocar estas questões do meio ambiente em um nível que a criança possa compreender o assunto. Dessa forma, colocando do jeito que a criança compreende, ela consegue dar opinião, desenhar sobre o assunto, fazer cartazes, pesquisar em casa, enfim, se envolver com o tema. Os alunos compreendem o que é meio ambiente e o que está acontecendo, conseguem na sua linguagem infantil expressar o que pensam do tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário