quarta-feira, 15 de maio de 2013

Algumas sugestões de atividades!!!!!!!!


Reescrita

No processo de alfabetização, reescrever, reestruturar ou refazer textos produzidos pelos alunos tornam-se fundamentais para o sucesso da atividade de produção textual. É importante que, durante o processo de análise de produção do aluno, o professor aborde não somente as inadequações cometidas, mas os acertos e os aspectos positivos do texto. Os acertos são os indicativos de conteúdos que o aluno já domina, enquanto as inadequações indicam os conteúdos ainda a serem apropriados. Esse processo auxilia o professor no estabelecimento de um diagnóstico pontual e pode gerar critérios para seu planejamento. Sugere-se que a reescrita seja feita em dois níveis: coletivo e individual.
Na reescrita coletiva, o texto escolhido deve possibilitar a reflexão das dificuldades gerais da turma, tendo por objetivo discutir as ideias do texto, bem como sua organização.
A reescrita individual deve ser feita pelo aluno com a mediação do professor, pois tem o intuito de que o autor perceba os conteúdos que ele domina e os de que ainda necessita apropriar-se.
Alguns aspectos sobre os quais se pode refletir no momento da reescrita são:
.fuga do assunto;
.unidade temática;
.sequencia lógica (início, meio e fim);
.clareza;
.segmentação de palavras;
.ortografia de acordo com a convenção;
.acentuação;
.uso adequado de letra maiúscula;
.pontuação;
.concordância verbal e nominal;
.recursos coesivos;
.seleção vocabular adequada ao interlocutor;
.uso adequado da margem;
.elementos que caracterizam o gênero,etc.
Não é necessário, todavia, que todos esses aspectos sejam analisados sempre em todos os textos. O professor poderá selecionar os aspectos a serem discutidos, considerando as necessidades individuais ou da turma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário