sexta-feira, 19 de outubro de 2012

ATIVIDADES REALIZADAS APÓS A VISITA NOS IRMÃOS MARISTAS.

Ações desenvolvidas após a Visita nos Irmãos Maristas.
- www.escolagames.com.br
.www.brincandoseaprende.com.br
www.atividadeseducativas.com.br
www.guilhermehildebrand.com.br

Relatório da Visita nos Irmãos Maristas

Ecopedagogia– Ações Educativas. Pesquisa de campo.

Local: Irmãos Maristas

 

 No dia 14 de Agosto  do ano de 2012, foi realizada uma pesquisa de campo nos Irmãos Maristas, no período matutino com os alunos do 4º ano A sob a responsabilidade da professora Maria José e a Coordenadora Luzia. Chegando no local, o irmão nos acompanhou e foi mostrando o espaço físico, e sua importância para aquele povo e aos visitantes.È aberto á comunidade  externa aos domingos, onde jogam bola....etc. Cada espaço que passávamos  os alunos questionavam e o irmão respondia a cada indagação..Houve muitas mudanças e preservação da natureza naquele local.Caminhamos numa trilha dentro da reserva florestal, onde os alunos se encantaram com os macaquinhos que lá vivem, de um auditório, enfim....No final confraternizamos com salgados, doces e refrigerantes.Registramos na máquina fotográfica digital. Em outros momentos nas salas de aula e de tecnologia na educação, realizamos diversas atividades tais como: relatório coletivo do passeio, desenhos, construção de frases no Word, vimos imagens do local visitado, pela internet. Passei o slide sobre algumas ações importantes que precisamos saber: São cinco as ações primordiais: iniciadas com a letra ”R” Refletir, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Ficou bem claro para os alunos a importância desse passeio e os registros e atividades realizadas na sala de tecnologia a partir da ecopedagogia.


Recusar” produtos e serviços desnecessários ou que causam muito impacto ambiental deve, então, ser nossa segunda tarefa. Devemos sempre tentar descobrir se a embalagem é biodegradável, se a madeira é de reflorestamento, se o palmito é certificado, e por aí vai. Será, também, que precisamos de tantas sacolas plásticas de supermercados? Não podemos guardar um pequeno objeto comprado em nossa própria bolsa?

Reduzir” o consumo, principalmente de água e energia elétrica, mas também de papéis e outros materiais, é nossa terceira tarefa. Podemos fazer isso de modo bastante simples, procurando, por exemplo: passar toda a roupa de uma só vez, aproveitando o calor do ferro de passar; cuidar para que os restos de comida não ressequem e fique aderido à louça, o que torna necessário maior uso de água e detergente; utilizar a frente e o verso dos papéis; dentre outras atitudes ambientalmente responsáveis.

Reutilizar” os produtos sempre que possível fica sendo nossa quarta tarefa. Podemos aproveitar embalagens, sobras de alimentos, papéis etc. para as mais diversas finalidades. Até o óleo de cozinha pode ser reutilizado na fabricação de sabão!

Reciclar” materiais que seriam apenas lixo para tornarem-se úteis novamente é uma última tarefa na qual devemos contribuir. Podem ser reciclados: papéis, metais, plásticos e vidros. Hoje em dia, ouvimos bastante a palavra reciclagem e, de fato, muita gente já separa os resíduos para a coleta seletiva, utilizando aquelas lixeiras com cores diferentes que existem em alguns lugares de nossos bairros. Mas você percebeu que essa ação corresponde apenas ao último “R” da lista?


Então, faça a sua parte: reflita sobre seus hábitos; recuse o desnecessário; reduza o consumo; reutilize o que puder; e, finalmente, destine os materiais recicláveis a programas de coleta seletiva!.













Nenhum comentário:

Postar um comentário