Há\a: am\ão: por que, porque, por quê,porquê
Para saber se você deve usar “a” ou “há” apresentamos aqui algumas dicas para facilitar a eliminação de dúvidas a esse respeito:
• Usa-se “há” quando o verbo “haver” é impessoal, tem sentido de “existir” e é conjugado na terceira pessoa do singular.
Exemplo: Há um modo mais fácil de fazer essa massa de bolo.
Existe um modo mais fácil de fazer essa massa de bolo.
• Ainda como impessoal, o verbo “haver” é utilizado em expressões que indicam tempo decorrido, assim como o verbo “fazer”.
Exemplos: Há muito tempo não como esse bolo.
Faz muito tempo que não como esse bolo.
Logo, para identificarmos se utilizaremos o “a” ou “há” substituímos por “faz” nas expressões indicativas de tempo. Se a substituição não alterar o sentido real da frase, emprega-se “há”.
Exemplos: Há cinco anos não escutava uma música como essa.
Substituindo por faz: Faz cinco anos que não escutava uma música como essa.
• Quando não for possível a conjugação do verbo “haver” nem no sentido de “existir”, nem de “tempo decorrido”, então, emprega-se “a”.
Exemplos: Daqui a pouco você poderá ir embora.
Estamos a dez minutos de onde você está.
Importante: Não se usa “Há muitos anos atrás”, pois é redundante, pleonasmo. Não é necessário colocar “atrás”, uma vez que o verbo “haver” está no sentido de tempo decorrido.
TERMINAÇÃO EM
No final de formas verbais, o ditongo [ão] apresenta duas grafias: <ão> e
são, vão, dão. Se a sílaba do ditongo final for átona, escreve-se
invariavelmente
comeram, dormiram, etc.
Nos nomes e nos adjectivos, o ditongo tem sempre a grafia <ão>,
independentemente de integrar a sílaba tónica ou átona: mão, melão,
brincalhão, aldeão, alemão, solidão, sótão, bênção, etc.
ATIVIDADES:
Completa as palavras das frases que se seguem com
<ão>:
1.Eles cantar_____ anteontem em Lisboa, hoje cant_____ na Nazaré e
amanhã cantar_____ no Porto.
2. Os meus primos passar_____ por cá no mês passado e visitar_____ a
família.
3. Ontem, elas adormecer_____ tarde, mas dormir_____ até ao meio-dia.
4. Eles for_____ sujeitos a uma intervenç_____ cirúrgica delicada.
5. Brevemente, construir_____ um museu muito perto do sítio onde já
edificar_____ a biblioteca pública.
6. No próximo ano lectivo, as aulas começar_____ no dia 16 de
Setembro.
Usos do porquê
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Há quatro maneiras de se escrever o porquê: porquê, porque, por que e por quê. Vejamo-las:
Porquê
É um substantivo, por isso somente poderá ser utilizado, quando for precedido de artigo (o, os),
pronome adjetivo (meu(s), este(s), esse(s), aquele(s), quantos(s)...) ou numeral (um, dois, três,
quatro)
Ex.
• Ninguém entende o porquê de tanta confusão.
• Este porquê é um substantivo.
• Quantos porquês existem na Língua Portuguesa?
• Existem quatro porquês.
Por quê
Sempre que a palavra que estiver em final de frase, deverá receber acento, não importando qual seja o elemento que surja antes dela.
Ex.
• Ela não me ligou e nem disse por quê.
• Você está rindo de quê?
• Você veio aqui para quê?
Por que
Usa-se por que, quando houver a junção da preposição por com o pronome interrogativo que ou com o pronome relativo que. Para facilitar, dizemos que se pode substituí- lo por por qual razão, pelo qual, pela qual, pelos quais, pelas quais, por qual.
Ex.
• Por que não me disse a verdade? = por qual razão
• Gostaria de saber por que não me disse a verdade. = por qual razão
• As causas por que discuti com ele são particulares. = pelas quais
• Ester é a mulher por que vivo. = pela qual
Porque
É uma conjunção subordinativa causal ou conjunção subordinativa final ou conjunção
coordenativa explicativa, portanto estará ligando duas orações, indicando causa, explicação ou
finalidade. Para facilitar, dizemos que se pode substituí-lo por já que, pois ou a fim de que.
Ex.
• Não saí de casa, porque estava doente. = já que
• É uma conjunção, porque liga duas orações. = pois
• Estudem, porque aprendam. = a fim de que
Esta aula foi bastante interessante, porque utilizamos um dos recursos atuais "Multimídias" onde os alunos acharam muito útil e adquiriram habilidades significativas.Este recurso chegou no momento certo.uma das ferramentas importantíssima na educação.
ResponderExcluirNós alunos do 4º ano B estamos adorando as aulas que a professora Maria José ministra para nós.Ela utiliza muitos recursos tecnológicos onde estamos aprendendo muito.Felicitamos ela com BEIJOS carinhosos.Amamos -te muito.
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