domingo, 7 de agosto de 2011

Sugestões de atividades

Sugestões:


O sucessor e o antecessor de um número natural



O sucessor e o antecessor de um número natural

Início » Matemática Infantil » 4º ano » O sucessor e o antecessor de um número natural

Todo número natural dado tem um sucessor (número que vem depois do número dado), considerando também o zero.



Por exemplo: o sucessor de 0 é 0 + 1 = 1

o sucessor de 5 é 5 + 1 = 6

o sucessor de 57 é 57 + 1 = 58

o sucessor de 113 é 113 + 1 = 114



Todo número natural dado, exceto o zero, tem um antecessor (número que vem antes do número dado).



Por exemplo:



o antecessor de 1 é 1 – 1 = 0

o antecessor de 7 é 7 – 1 = 6

o antecessor de 14 é 14 – 1 = 13

o antecessor de 73 é 73 – 1 = 72

ATIVIDADES

* Qual o sucessor de 99 -

* Qual o antecessor de 104 -

* Qual o antecessor de 219 -

* Qual o sucessor de 47 -

*Qual o sucessor de 2005 -

* Qual o antecessor de 554 -

* Qual o sucessor de 998 -

* Qual o antecessor de 403 -

* Qual o sucessor de 328 -

* Qual o antecessor de 975 -

Resolução de Problemas

Início » Matemática Infantil » 4º ano » Resolução de Problemas

Em quase todo momento da nossa vida usamos números naturais para adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir. E em várias situações vamos nos deparar com problemas matemáticos.



Você já sabe fazer corretamente as contas, mas só isso não é o suficiente. Antes de resolvermos situações-problema precisamos saber quais operações vamos usar.

Quando temos um problema ele deve ser lido com muita atenção e analisado, para podermos identificar o que é dado e o que é pedido.



Sugestão de planejamento para resolução de um problema



1º Ler atentamente o enunciado identificado: * os dados fornecidos

* o que é solicitado

2º Planejar o trabalho, observando: * os cálculos necessários para se chegar à resposta

* se necessário traçar algum esquema ou figura auxiliar

3º Executar cuidadosamente o planejamento estabelecido, sem esquecer nenhum detalhe.

4º Pensar se o caminho utilizado neste problema pode ser empregado em algum outro.

Acompanhe este problema:

1) Uma loja de roupa feminina colocou as blusas em promoção. Marcela vai aproveitar e comprar blusas para dar de presente para suas primas, tias, e irmãs e mãe. Ao todo Marcela vai ter que comprar 12 blusas, e cada blusa da promoção está custando R$ 25,00. Sendo assim, calcule quanto Marcela gastará comprando as blusas, e quantas notas de 50 ela usou para pagar esta compra.



Neste caso você terá que fazer duas contas, primeiro você precisa saber o valor da compra.



1

25

x12

____

1 50

25+

____

300



Marcela gastou R$ reais para fazer esta compra.



Agora que você já sabe o valor da compra você precisa saber, quantas notas de 50 Marcela gastou, então divida o valor da compra por 50.







Marcela usou notas de R$ 50,00 reais para fazer esta compra.



Agora faça você este problema:



1) Uma escola tem 330 alunos. Foi feita uma pesquisa com esses alunos, em relação à brincadeira que eles mais gostam, e foram adquiridos os seguintes dados:



* 110 gostam de brincar de esconde-esconde;

* 90 preferem brincar de pega-pega;

* O restante gosta de pular corda.



Sendo assim, calcule quantas crianças gostam de brincar de pular corda?



* Para resolver este problema você precisa primeiramente somar a quantidade de crianças que gostam de esconde-esconde com a quantidade que gosta de pega-pega.



110 + 90 =



* Depois você subtrai o total de alunos com o resultado da primeira conta.



330 - =



* O resultado será a quantidade de alunos que gostam de pular corda.



Resposta: crianças gostam de pular corda.



Geometria

Início » Matemática Infantil » 4º ano » Geometria

A geometria estuda as formas e as dimensões das figuras geométricas.



Em geometria o ponto não possui dimensões, para representá-lo basta fazer uma marca no papel.



A reta é imaginada sem espessura, sem começo, nem fim e é ilimitada nos dois sentidos, como é possível representá-la no papel, geralmente representamos “parte” da reta.



O plano é imaginado sem fronteiras e, assim como a reta, não é possível representá-lo no papel, por isso representamos “parte” do plano.







Imaginemos um campo de futebol:





O piso do campo representa o plano: a.



A linha que divide cada metade do campo representa a reta: r.



O centro do campo represente o ponto: P.



Segmento da reta



Se considerarmos uma reta r e sobre ela marcarmos dois pontos, A e B, distintos, o conjunto de pontos formado pelo ponto A, e pelo ponto B, e por todos os pontos da reta que estão entre A e B é chamado segmento de reta AB.







• Os pontos A e B são as extremidades de segmento.



• A reta r é chamada reta suporte do segmento.



Para nomear o segmento, colocamos as letras das extremidades com um traço acima:

__

AB: segmento de reta cujas extremidades são os pontos A e B.



ATIVIDADES



1) Quantos segmentos de reta você encontra nas figuras a seguir:





a) 5

b) 7

c) 4









a) 5

b) 1

c) 3



Tabuada do 7

Início » Matemática Infantil » 3º ano » Tabuada do 7

Agora Complete:



a- 1 vezes 7 é igual a

b- 2 vezes 7 é igual a

c- 3 vezes 7 é igual a

d- 4 vezes 7 é igual a

e- 5 vezes 7 é igual a

f- 6 vezes 7 é igual a

g-7 vezes 7 é igual a

h-8 vezes 7 é igual a

i- 9 vezes 7 é igual a

j- 10 vezes 7 é igual a





2- Vamos Completar?

a- x 7 = 21

f- x 7 = 14


b- x 7= 70

g- x 7 = 49


c- x 7 = 42

h- x 7 = 63


d- x 7 = 7

i- x 7 = 28


e- x 7= 35

j- x 7 = 56






3- Coloque o sinal de + ou de x:

a- 7 4= 28

g- 7 3 = 21


b- 7 7 = 14

h- 7 1 = 7


c- 7 8 = 56

i- 7 4 = 11


d-7 3 = 10

j- 7 2 = 14


e-7 9 = 16

l- 7 6 = 13


f- 7 5 = 12

m- 7 6 = 42








4- Veja as multiplicações indicadas nas fichas e responda:

28 41 49 35 14





7 x 7 =

7 x 4 =

7 x 2 =

7 x 5 =



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