Sugestões:
O sucessor e o antecessor de um número natural
O sucessor e o antecessor de um número natural
Início » Matemática Infantil » 4º ano » O sucessor e o antecessor de um número natural
Todo número natural dado tem um sucessor (número que vem depois do número dado), considerando também o zero.
Por exemplo: o sucessor de 0 é 0 + 1 = 1
o sucessor de 5 é 5 + 1 = 6
o sucessor de 57 é 57 + 1 = 58
o sucessor de 113 é 113 + 1 = 114
Todo número natural dado, exceto o zero, tem um antecessor (número que vem antes do número dado).
Por exemplo:
o antecessor de 1 é 1 – 1 = 0
o antecessor de 7 é 7 – 1 = 6
o antecessor de 14 é 14 – 1 = 13
o antecessor de 73 é 73 – 1 = 72
ATIVIDADES
* Qual o sucessor de 99 -
* Qual o antecessor de 104 -
* Qual o antecessor de 219 -
* Qual o sucessor de 47 -
*Qual o sucessor de 2005 -
* Qual o antecessor de 554 -
* Qual o sucessor de 998 -
* Qual o antecessor de 403 -
* Qual o sucessor de 328 -
* Qual o antecessor de 975 -
Resolução de Problemas
Início » Matemática Infantil » 4º ano » Resolução de Problemas
Em quase todo momento da nossa vida usamos números naturais para adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir. E em várias situações vamos nos deparar com problemas matemáticos.
Você já sabe fazer corretamente as contas, mas só isso não é o suficiente. Antes de resolvermos situações-problema precisamos saber quais operações vamos usar.
Quando temos um problema ele deve ser lido com muita atenção e analisado, para podermos identificar o que é dado e o que é pedido.
Sugestão de planejamento para resolução de um problema
1º Ler atentamente o enunciado identificado: * os dados fornecidos
* o que é solicitado
2º Planejar o trabalho, observando: * os cálculos necessários para se chegar à resposta
* se necessário traçar algum esquema ou figura auxiliar
3º Executar cuidadosamente o planejamento estabelecido, sem esquecer nenhum detalhe.
4º Pensar se o caminho utilizado neste problema pode ser empregado em algum outro.
Acompanhe este problema:
1) Uma loja de roupa feminina colocou as blusas em promoção. Marcela vai aproveitar e comprar blusas para dar de presente para suas primas, tias, e irmãs e mãe. Ao todo Marcela vai ter que comprar 12 blusas, e cada blusa da promoção está custando R$ 25,00. Sendo assim, calcule quanto Marcela gastará comprando as blusas, e quantas notas de 50 ela usou para pagar esta compra.
Neste caso você terá que fazer duas contas, primeiro você precisa saber o valor da compra.
1
25
x12
____
1 50
25+
____
300
Marcela gastou R$ reais para fazer esta compra.
Agora que você já sabe o valor da compra você precisa saber, quantas notas de 50 Marcela gastou, então divida o valor da compra por 50.
Marcela usou notas de R$ 50,00 reais para fazer esta compra.
Agora faça você este problema:
1) Uma escola tem 330 alunos. Foi feita uma pesquisa com esses alunos, em relação à brincadeira que eles mais gostam, e foram adquiridos os seguintes dados:
* 110 gostam de brincar de esconde-esconde;
* 90 preferem brincar de pega-pega;
* O restante gosta de pular corda.
Sendo assim, calcule quantas crianças gostam de brincar de pular corda?
* Para resolver este problema você precisa primeiramente somar a quantidade de crianças que gostam de esconde-esconde com a quantidade que gosta de pega-pega.
110 + 90 =
* Depois você subtrai o total de alunos com o resultado da primeira conta.
330 - =
* O resultado será a quantidade de alunos que gostam de pular corda.
Resposta: crianças gostam de pular corda.
Geometria
Início » Matemática Infantil » 4º ano » Geometria
A geometria estuda as formas e as dimensões das figuras geométricas.
Em geometria o ponto não possui dimensões, para representá-lo basta fazer uma marca no papel.
A reta é imaginada sem espessura, sem começo, nem fim e é ilimitada nos dois sentidos, como é possível representá-la no papel, geralmente representamos “parte” da reta.
O plano é imaginado sem fronteiras e, assim como a reta, não é possível representá-lo no papel, por isso representamos “parte” do plano.
Imaginemos um campo de futebol:
O piso do campo representa o plano: a.
A linha que divide cada metade do campo representa a reta: r.
O centro do campo represente o ponto: P.
Segmento da reta
Se considerarmos uma reta r e sobre ela marcarmos dois pontos, A e B, distintos, o conjunto de pontos formado pelo ponto A, e pelo ponto B, e por todos os pontos da reta que estão entre A e B é chamado segmento de reta AB.
• Os pontos A e B são as extremidades de segmento.
• A reta r é chamada reta suporte do segmento.
Para nomear o segmento, colocamos as letras das extremidades com um traço acima:
__
AB: segmento de reta cujas extremidades são os pontos A e B.
ATIVIDADES
1) Quantos segmentos de reta você encontra nas figuras a seguir:
a) 5
b) 7
c) 4
a) 5
b) 1
c) 3
Tabuada do 7
Início » Matemática Infantil » 3º ano » Tabuada do 7
Agora Complete:
a- 1 vezes 7 é igual a
b- 2 vezes 7 é igual a
c- 3 vezes 7 é igual a
d- 4 vezes 7 é igual a
e- 5 vezes 7 é igual a
f- 6 vezes 7 é igual a
g-7 vezes 7 é igual a
h-8 vezes 7 é igual a
i- 9 vezes 7 é igual a
j- 10 vezes 7 é igual a
2- Vamos Completar?
a- x 7 = 21
f- x 7 = 14
b- x 7= 70
g- x 7 = 49
c- x 7 = 42
h- x 7 = 63
d- x 7 = 7
i- x 7 = 28
e- x 7= 35
j- x 7 = 56
3- Coloque o sinal de + ou de x:
a- 7 4= 28
g- 7 3 = 21
b- 7 7 = 14
h- 7 1 = 7
c- 7 8 = 56
i- 7 4 = 11
d-7 3 = 10
j- 7 2 = 14
e-7 9 = 16
l- 7 6 = 13
f- 7 5 = 12
m- 7 6 = 42
4- Veja as multiplicações indicadas nas fichas e responda:
28 41 49 35 14
7 x 7 =
7 x 4 =
7 x 2 =
7 x 5 =
O sucessor e o antecessor de um número natural
O sucessor e o antecessor de um número natural
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Todo número natural dado tem um sucessor (número que vem depois do número dado), considerando também o zero.
Por exemplo: o sucessor de 0 é 0 + 1 = 1
o sucessor de 5 é 5 + 1 = 6
o sucessor de 57 é 57 + 1 = 58
o sucessor de 113 é 113 + 1 = 114
Todo número natural dado, exceto o zero, tem um antecessor (número que vem antes do número dado).
Por exemplo:
o antecessor de 1 é 1 – 1 = 0
o antecessor de 7 é 7 – 1 = 6
o antecessor de 14 é 14 – 1 = 13
o antecessor de 73 é 73 – 1 = 72
ATIVIDADES
* Qual o sucessor de 99 -
* Qual o antecessor de 104 -
* Qual o antecessor de 219 -
* Qual o sucessor de 47 -
*Qual o sucessor de 2005 -
* Qual o antecessor de 554 -
* Qual o sucessor de 998 -
* Qual o antecessor de 403 -
* Qual o sucessor de 328 -
* Qual o antecessor de 975 -
Resolução de Problemas
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Em quase todo momento da nossa vida usamos números naturais para adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir. E em várias situações vamos nos deparar com problemas matemáticos.
Você já sabe fazer corretamente as contas, mas só isso não é o suficiente. Antes de resolvermos situações-problema precisamos saber quais operações vamos usar.
Quando temos um problema ele deve ser lido com muita atenção e analisado, para podermos identificar o que é dado e o que é pedido.
Sugestão de planejamento para resolução de um problema
1º Ler atentamente o enunciado identificado: * os dados fornecidos
* o que é solicitado
2º Planejar o trabalho, observando: * os cálculos necessários para se chegar à resposta
* se necessário traçar algum esquema ou figura auxiliar
3º Executar cuidadosamente o planejamento estabelecido, sem esquecer nenhum detalhe.
4º Pensar se o caminho utilizado neste problema pode ser empregado em algum outro.
Acompanhe este problema:
1) Uma loja de roupa feminina colocou as blusas em promoção. Marcela vai aproveitar e comprar blusas para dar de presente para suas primas, tias, e irmãs e mãe. Ao todo Marcela vai ter que comprar 12 blusas, e cada blusa da promoção está custando R$ 25,00. Sendo assim, calcule quanto Marcela gastará comprando as blusas, e quantas notas de 50 ela usou para pagar esta compra.
Neste caso você terá que fazer duas contas, primeiro você precisa saber o valor da compra.
1
25
x12
____
1 50
25+
____
300
Marcela gastou R$ reais para fazer esta compra.
Agora que você já sabe o valor da compra você precisa saber, quantas notas de 50 Marcela gastou, então divida o valor da compra por 50.
Marcela usou notas de R$ 50,00 reais para fazer esta compra.
Agora faça você este problema:
1) Uma escola tem 330 alunos. Foi feita uma pesquisa com esses alunos, em relação à brincadeira que eles mais gostam, e foram adquiridos os seguintes dados:
* 110 gostam de brincar de esconde-esconde;
* 90 preferem brincar de pega-pega;
* O restante gosta de pular corda.
Sendo assim, calcule quantas crianças gostam de brincar de pular corda?
* Para resolver este problema você precisa primeiramente somar a quantidade de crianças que gostam de esconde-esconde com a quantidade que gosta de pega-pega.
110 + 90 =
* Depois você subtrai o total de alunos com o resultado da primeira conta.
330 - =
* O resultado será a quantidade de alunos que gostam de pular corda.
Resposta: crianças gostam de pular corda.
Geometria
Início » Matemática Infantil » 4º ano » Geometria
A geometria estuda as formas e as dimensões das figuras geométricas.
Em geometria o ponto não possui dimensões, para representá-lo basta fazer uma marca no papel.
A reta é imaginada sem espessura, sem começo, nem fim e é ilimitada nos dois sentidos, como é possível representá-la no papel, geralmente representamos “parte” da reta.
O plano é imaginado sem fronteiras e, assim como a reta, não é possível representá-lo no papel, por isso representamos “parte” do plano.
Imaginemos um campo de futebol:
O piso do campo representa o plano: a.
A linha que divide cada metade do campo representa a reta: r.
O centro do campo represente o ponto: P.
Segmento da reta
Se considerarmos uma reta r e sobre ela marcarmos dois pontos, A e B, distintos, o conjunto de pontos formado pelo ponto A, e pelo ponto B, e por todos os pontos da reta que estão entre A e B é chamado segmento de reta AB.
• Os pontos A e B são as extremidades de segmento.
• A reta r é chamada reta suporte do segmento.
Para nomear o segmento, colocamos as letras das extremidades com um traço acima:
__
AB: segmento de reta cujas extremidades são os pontos A e B.
ATIVIDADES
1) Quantos segmentos de reta você encontra nas figuras a seguir:
a) 5
b) 7
c) 4
a) 5
b) 1
c) 3
Tabuada do 7
Início » Matemática Infantil » 3º ano » Tabuada do 7
Agora Complete:
a- 1 vezes 7 é igual a
b- 2 vezes 7 é igual a
c- 3 vezes 7 é igual a
d- 4 vezes 7 é igual a
e- 5 vezes 7 é igual a
f- 6 vezes 7 é igual a
g-7 vezes 7 é igual a
h-8 vezes 7 é igual a
i- 9 vezes 7 é igual a
j- 10 vezes 7 é igual a
2- Vamos Completar?
a- x 7 = 21
f- x 7 = 14
b- x 7= 70
g- x 7 = 49
c- x 7 = 42
h- x 7 = 63
d- x 7 = 7
i- x 7 = 28
e- x 7= 35
j- x 7 = 56
3- Coloque o sinal de + ou de x:
a- 7 4= 28
g- 7 3 = 21
b- 7 7 = 14
h- 7 1 = 7
c- 7 8 = 56
i- 7 4 = 11
d-7 3 = 10
j- 7 2 = 14
e-7 9 = 16
l- 7 6 = 13
f- 7 5 = 12
m- 7 6 = 42
4- Veja as multiplicações indicadas nas fichas e responda:
28 41 49 35 14
7 x 7 =
7 x 4 =
7 x 2 =
7 x 5 =
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