quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Quais foram os temas relevantes no Fórum Internet na Escola?

Quais foram os temas relevantes no Fórum Internet na Escola?



Software livre, webcurrículo e pesquisa na Internet foram tópicos de discussão entre educadores e especialistas
Estimado professor,

Durante este semestre alguns assuntos foram discutidos e nos levaram a várias reflexões sobre como e se estamos utilizando os Softwares Livres em nossas aulas; alguns de vocês deram sugestões, outros solicitaram mais esclarecimentos, porém, no geral, todos vimos que existem ferramentas que são gratuitas, de boa qualidade e que precisamos conhecê-las para podermos decidir se auxiliariam ou não em nossas disciplinas. Algumas universidades têm excelentes repositórios de softwares, os quais são colocados à disposição para que nós os utilizemos.
Outro tema que nos propiciou debates e muitas interações foi a Pesquisa na Internet. Aqui discutimos uma forma diferente de pesquisa, onde deixamos claro para os nossos alunos o que queremos e ele, por consequência, assume a tarefa de pesquisar, gerenciar e procurar a melhor maneira de divulgar o que foi solicitado em forma de publicação. Aqui, o aluno pode até mesmo copiar e colar, desde que logo a seguir ele selecione o que o texto copiado tem de importante para o objetivo de seu trabalho; após elaborar essa etapa o aluno terá que tratar os dados que foram coletados, e entra aí a fase de gerenciamento, onde ele deverá ver qual a melhor ferramenta para isso. De posse dos dados pesquisados e tratados, o aluno se depara com o momento de comunicar o resultado de seu trabalho, ele deverá pensar em seu público-alvo e procurar a melhor maneira de fazê-lo.
Os Pilares da Educação Digital nos conduzem a trabalhar com nossos alunos de forma sistematizada, promovendo a reflexão de seu trabalho e a sua publicação. É uma forma diferente e gostosa de trabalhar, vale a pena experimentar com seus alunos.
Também não podemos deixar de lembrar nossas discussões sobre Web Currículo; esse tema foi bastante abordado e nos possibilitou uma reflexão de como inserir em nosso currículo as TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) de forma transformadora e mediatizada. Claro que além desses temas, outras questões surgiram, assim como Internet na Escola, tecnologia na sala de aula, interação em comunidades, e muitos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário