domingo, 23 de maio de 2010

SUGESTÃO DE UM PROJETO DE LEITURA

Este Projeto está em desenvolvimento tanto na sala de aula, biblioteca, quanto na sala de tecnologia.

ESCOLA MUNICIPAL PREF. ALVARO BRANDÃO




Expedita Aparecida da Silva, Maria José da Silva Cardoso Ramos, Silvina da Silva Nascimento e Elizangela Alexandre

Ano(s) Turma(s): 1ºA ,1º B e 1º C

Turno(s): Matutino e Vespertino











PROJETO



ALEGRIA DE LER





















DOURADOS/MS, 2010




ESCOLA MUNICIPAL PREF. ALVARO BRANDÃO










PROJETO



ALEGRIA DE LER

















Projeto apresentado ao Curso de Formação Continuada (aulas programadas), na Sala de Tecnologia Educacional (STE) da escola, como ação do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) e Projeto Político Pedagógico da Unidade Escolar.























DOURADOS/MS, 2010



I – IDENTIFICAÇÃO:

Expedita Aparecida da Silva, Maria José da Silva Cardoso Ramos, Silvina da Silva Nascimento e Elizangela Alexandre:

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: Língua portuguesa

ANO: 1° e 2° TURMA: A B, e C PERÍODO: Matutino/ vespertino

PUBLICO ALVO: Professores, alunos, pais coordenadores e demais funcionários da escola.



ABRANGÊNCIA GEOGRAFICA DO PROJETO:

As atividades serão desenvolvidas na área interna e externa da escola.

PERÍODO DE EXECUÇÃO:

Março a Novembro de 2010.

EIXO TEMÁTICO:

Leitura e Escrita

II – DESCRIÇÃO DO PROBLEMA:

Tendo em vista o pouco contato dos alunos com o universo letrado, este projeto visa desenvolver atividades de leitura de forma lúdica e agradável mostrando as diversas possibilidades de leitura, despertando a alegria e o prazer de ler.



III- JUSTIFICATIVA:

Sabemos que o objetivo maior da escola, deve ser o de tornar o aluno leitor e escritor competente para que as habilidades de leitura sejam devidamente desenvolvidas, é necessário que a prática da mesma seja adotada como atividade primordial e permanente no interior da escola, pois se sabe hoje, que a leitura que o adulto ou leitor mais experiente faz para a criança é condição para que ela construa as habilidades necessárias para adquirir autonomia e gosto pela leitura, vendo no ato de ler algo interno, individual e prazeroso. Nesta perspectiva, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita. Por isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as histórias e a ampliação de seu repertório. Isso só se torna possível por meio do contato regular dos pequenos textos e de sua participação frequente em situações diversas de conto e leitura.





III. OBJETIVOS:



III. 1 - GERAL:

Formar leitores competentes, desmistitificando a idéia de que a leitura só acontece na escola.

Demonstrar ao aluno que a leitura não é importante somente na escola;





III. 2 – ESPECÍFICOS:

* Mostrar ao aluno que a leitura pode acontecer de várias formas, não apenas através da decodificação e oferecer condições para que construam habilidades necessárias para autonomia na leitura.

*Interessar-se pela leitura de diferentes tipologias como fonte de prazer e entretenimento;

* Esclarecer as funções da leitura;

* Escolher os livros para ler, apreciar e participar da roda de empréstimos;

*Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação;

* participar de diferentes situações de comunicação;

* Participação em situações de conto e leitura de histórias.









IV. METODOLOGIA/DESENVOLVIMENTO:







 Literatura infantil, letras de músicas, parlendas, rimas, poesias, receitas, jogos didáticos, trava-línguas, panfletos, rótulos, revistas entre outras tipologias textuais;

 Disposição de um acervo de livros em sala de aula e na biblioteca, para a escolha de suas próprias leituras e para análise sonora de palavras e frases contribuindo significativamente para crescimento gradativo do processo de leitura;

 Atividades de reconto de histórias, pseudo leituras, dramatizações, construção de diálogos, leitura de gravuras, obras de arte, ilustrações etc.,

 Participação em que os alunos leiam, ainda que não façam de maneira convencional;

 Criação de novos finais para as histórias através de desenho ou oral;

 Contagem e quantidade de livros lidos;

 Marcação de tempo para leitura, assim como determinação de dias da semana para levar e devolver o livro do empréstimo;

 História muda: seqüência das cenas da história;

 Possibilitar aos alunos os empréstimos de livros, onde possam estar provocando momentos de leitura em casa, junto com seus familiares;

 Atividades de ouvir histórias e jogos diversificados na sala de tecnologias.







V. CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES:













V. CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES Mar/10 Abr/10 Mai/10 Jun/10 Jul/10 Ago/10 Set/10 Out/10 Nov/10 Total de horas













VI. RECURSOS

V.1 Humanos: professor, aluno, coordenação, pais e demais funcionários

V.2. Materiais: Recursos tecnológicos, livros, JORNAL O PROGRESSO, jogos pedagógicos, cola, tesoura e outros.



VII. AVALIAÇÃO:

A avaliação será contínua, considerando a atenção e disciplina nas atividades propostas, a capacidade de respostas coerentes, as produções dos alunos por meio de desenhos, escritas e reescritas e sua participação ao longo do trabalho de ensino e aprendizagem.





VIII. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CARVALHO, Marlene ( Guia Prático do Alfabetizador)

TERZI, Sylvia (A construção da leitura, Uma experiência com crianças meio iletradas)

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