sexta-feira, 2 de outubro de 2009

NETIQUETA

NETIQUETA

O QUE É ???

A Netiqueta é o nome que se dá ao conjunto de regras de comportamento e estilo na Internet. Aqui, apresentamos algumas dicas para você se apresentar bem na comunidade virtual, evitando problemas na comunicação e criando um ambiente de harmonia e bom senso na convivência com milhões de usuários da Web.
Ou vai dizer que você nunca cometeu uma gafe na internet ou é pessoa finíssima no meio virtual? Como em todos lugares, na Web também é preciso saber se comportar, agir e comunicar. Para não dar uma mancada.com é melhor usar o bom senso e conhecer alguns princípios básicos de etiqueta. O código de boas maneiras no mundo virtual evita mal-entendidos, ajuda a formar uma boa imagem do usuário e afasta a fama de inconveniente virtual, ou “mala”, se preferir. No livro “net.com.classe” (Ed. Melhoramentos), a autora Claudia Matarazzo comenta o comportamento adequado neste novo mundo!

- E-mail
- Listas e grupos de discussões
- Citações
- Chat
- Links
- Fale conosco
- Página principal

E-MAIL:

O e-mail tem uma série de convenções de uso, próprias à sua linguagem:

- Para enfatizar uma palavra, digite-a entre asteriscos (*assim*).
- Uma palavra em letras maiúsculas e interpretada como grito ( ASSIM ). Assim sendo, nunca envie mensagens escritas só com maiúsculas (é como se o usuário estivesse gritando).
- O uso de abreviações é comum em mensagens informais.
- Não envie e-mails em massa e, sobretudo, não reenvie mensagens “corrente” para outros usuários. Essa atitude satura os servidores e, por conseqüência, toda a Internet.
- Se, por necessidade, enviar uma mensagem para várias pessoas, procure colocar os endereços no campo “CCO” (Com Cópia Oculta) e ponha o seu próprio endereço no campo “Para”.
- Cumprimente a(s) pessoa(s) que receberão a mensagem no início do e-mail e despeça-se com cordialidade, incluindo seu nome, cargo/função, telefone e cidade, assim como você faria em uma carta comum.
- O tom predominante nos e-mails deve ser a informalidade, a exceção é o uso profissional do correio eletrônico, que deve ser um pouco mais formal. Contudo, ‘informal’ não quer dizer ‘no tapa’. Sempre revise os e-mails à caça de erros de português e, principalmente, de digitação.
- Evite o uso exagerado de “smiles” ou “emoticons”. Muitas pessoas podem não compreender, ao certo, o significado de algumas expressões tais como: :-); :-(, entre outros.
- Seja breve em sua mensagem. Procure ser suscinto, colocando apenas aquilo que realmente é interessante.
- O e-mail deve ter um assunto que reflita o conteúdo da mensagem.
- Evite transmitir arquivos muito pesados por e-mail. Lembre-se que nem todo mundo possui banda larga e, em alguns casos, espaço em disco suficiente para receber arquivos grandes.
- Evite, sempre que puder, o uso de cores e fontes diferenciadas nos e-mails. Esses recursos tiram um pouco a seriedade do texto e correm o risco de cair no puro e simples mau-gosto.
- Demorar demais para responder um e-mail é considerado uma grande falta de educação ou, pelo menos, de interesse. A maioria das pessoas agüenta 24 sem irritação. Com 48 horas já surge sensação de abandono.
- Evite termos chulos ou palavras impróprias. Nunca escreva o que você não gostaria de receber.
- Evite mensagens demasiadamente curtas ou demasiadamente longas.

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LISTAS:

Para tornar uma lista sempre atrativa e interessante, algumas atitudes de compreensão, gentileza e cortesia na Net devem ser seguidas:

- Algumas listas possuem registro das mensagens que já circularam. Sempre verifique nestes registros se a sua dúvida já foi respondida, assim você evita repetir questões já resolvidas.
- Ao escrever, lembre que está escrevendo para várias pessoas, que podem enviar a sua mensagem para muitas outras listas, portanto muita gente pode receber a sua mensagem. Assuntos com fundo político, religioso ou étnico devem ser tratados com especial cuidado. Envie somente mensagens que sejam de interesses da maioria. As experiências pessoais em coisas de interesse comum são bem vindas.
- Procure responder as mensagens que recebe o quanto antes. Quando responder uma mensagem, elimine o máximo da mensagem anterior. Só repita (ou seja, só faça "quote") a parte necessária para que o assunto tenha continuidade.
- Seja claro e objetivo. Produza textos de leitura fácil. Considere abordar apenas um assunto por mensagem. Cuide da correção ortográfica e gramatical. Separe os parágrafos com linhas em branco. Evite "assinaturas" longas demais, com desenhos.
- Ao responder mensagens, especialmente em listas e grupos, deixe claro qual mensagem e quais questões está respondendo.
- Em listas e newsgroups sempre se atenha ao assunto e aos propósitos da lista de discussão.
- Após receber respostas sobre uma consulta feita a uma lista de discussão ou newsgroup é de bom tom resumir as respostas recebidas, enviando de volta à lista.

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CITAÇÕES:

É sempre de bom grado oferecer os créditos de algum material retirado da Internet. Essa atitude valoriza a criação de obras intelectuais ao reconhecer a autoria e contribui para a ampliação do debate e das pesquisas em torno do assunto.

Para citar um documento retirado da Internet, inicie a citação com o nome do autor (se disponível) no formato da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Em destaque, deve ser informado o título do trabalho. Continue com informações relevantes como o nome do site, a URL específica do documento e a data de acesso. É importante colocar a data do acesso pois na Internet os documentos eletrônicos podem ser alterados com certa periodicidade.

Exemplo de citação com dados fictícios:

SILVA, João. Como fazer citações de documentos da Internet. Site X, Disponível em http://www.nomedosite.com.br, Acesso em 8 abr 2005.

Baseado na Norma 690-2 da ISO – International Organization for Standardization.

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CHAT

A palavra Chat em inglês significa bate-papo. Não deriva da palavra chato! Você deve respeitar algumas regras de etiqueta eletrônica para não se tornar desagradável e perturbar os outros participantes do chat. O funcionamento e as regras de cordialidade no chat (ou bate-papo, como preferir) são muito parecidos com os dos emails. O que já falamos para o email vale para chat e mensageiros eletrônicos. Só algumas diferenças básicas:

- Numa sala de bate-papo, velocidade é fundamental. Seu parceiro não vai se sentir à vontade esperando 5 minutos até que você digite uma dissertação de mestrado simplesmente para responder à clássica pergunta ‘como você é?’
- Evite repetir a mesma mensagem nas salas de chat. Essa repetição pentelha é chamada de flood. Se você mandar vinte vezes seguidas que mora no Amapá e se chama Antônio, será expulso da sala.
- Não faça propaganda: é chato, além de atrapalhar a conversa alheia.
- Use de algum cuidado quando se estiver referir a alguém na brincadeira. Na net, nem sempre é fácil perceber as atitudes das pessoas através apenas do que teclam, e a sua atitude pode ser mal interpretada ou ferir susceptibilidades.
- Algumas abreviaturas usadas na net podem ser confusas para utilizadores menos experientes. Use-as com moderação - e, se necessário, será boa idéia explicar o seu significado.
- Seja paciente e auxilie os novatos. Você também já foi assim, lembra-se?
- Respeite a liberdade dos outros e utilize o seu bom senso.
- Tente dizer menos asneiras (vernáculo) do que os concorrentes do Big Brother!
- Sorria muito!! :)

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LINKS

Para saber mais visite os sites que visitei:

http://www.cultura.ufpa.br/dicas/net1/lis-neti.htm

http://www.webroom.com.br/infonet/netiqueta.aspx

http://delas.ig.com.br/materias/248001-248500/248234/248234_1.html
Dez regras de ouro da internet.

e netiqueta

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